superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Com uma atuação impecável, Sarah da Rocha Vasconcellos, 14, amazona da Sociedade Hípica de Campinas, garantiu a medalha de ouro na FEI Children's International Classics Final, em Hong Kong nesse sábado, 14/1, superando demais 19 concorrentes em pista no Beas River Country Club.

Pódio

Sarah da Rocha Vasconcellos medalhista de ouro na FEI Children´s Final em Hong Kong ao lado de Arianna Ladd, prata, por Hong Kong, e Cameron Dawson, bronze, pela África do Sul; foto: Dani Marcon

 

 

Na sexta-feira, 13, Sarah já havia honrado o Brasil com a medalha de ouro por equipes compondo o time misto Happy Diamonds ao lado da russa Nikita Pornoglava com Nobel Boss, a venezuelana Victoria Karam com Magical Lot e Michele Li com Phoenix Fortune, por Hong Kong.

 

Sarah da Rocha

Sarah também medalhista de ouro por equipes com a bandeira brasileira; foto: Dani Marcon

 

Enquanto João Victor Lima, 14, montando Fame and Fortune, cavaleiro amazonense que defende a Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, garantiu a medalha de prata integrando a equipe Happy Diamonds com a francesa Camile Conde Ferreira montando Spare A Dime, Cameron Dawon com Golden Goblet, da África do Sul, e Arianna Ladd com Mountain Treasure, pelas cores de Hong Kong.

 

João Victor

João Victor faz jus as cores do Brasil com a medalha de prata por equipes; foto: Dani Marcon

 

Com muita categoria Sarah e João Victor viraram na 3ª e 8ª colocação para a Final sem cometer faltas, mas todos tiveram pontuação zerada na corrida pela medalha de ouro individual. Ambos os brasileiros contaram com o apoio de seus instrutores em Hong Kong: Christine Zander com sua aluna Sarah e Nelton Marcon acompanhando seu pupilo João Victor.

Na terceira e decisiva prova nenhum concorrente zerou a primeira passagem e dez jovens talentos com apenas um derrube habilitaram-se ao desempate entre eles a Sarah com seu Cornwall Chiefs.  Até a entrada da brasileira, nº 8 em pista, somente a amazona de Hong Kong Arianna Ladd com Mountain Treasure havia feito pista limpa em 53s11 - que renderaia medalha de prata. Com bom galope e sem exageros, Sarah e Cornwall Chiefs foram perfeitos em sua apresentação com pista limpa em 48s47. Com a responsabilidade de baixar o tempo de Sarah, os demais dois concorrentes também acabaram cometendo falta e o Sarah levou o segundo ouro pelas cores do Brasil.

A medalha de bronze coube a Cameron Dawson montando Golden Goblet, pela África do Sul, mais rápido, 47s89, entre três conjuntos que computaram somente um derrube no desempate.  João Victor com Fame and Fortune perdeu 12 pontos e terminou empatado na 12ª colocação.  "O cavalo dele era muito grande com uma condução dificil", contou seu treinador Nelton Marcon. "Ele fez o que podia e torceu muito pela Sarah. Ambos representaram o Brasil com atitude",  completou Daniela, esposa de Nelton e também experiente amazona.

Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), destacou a importância da conquista. "Foi um resultado sensacional. Parabéns a todos, em especial, a Sarah, e ao João Victor, que ao lado de seus instrutores Christine e Nelton e com apoio de seus familiaras defenderam e honraram o Brasil com muito talento e categoria nessa competição que reune a nata da geração futuro do hipismo."

 

Sarah e João Victor

Sarah e João Victor exibem as medalhas da conquista por equipes ao lado de seus instrutores Christine Zander e Nelton Marcon

 

Sarah comemora sua conquista

Sarah admitiu não ter se sentido "completamente em casa" com Cornwall Chief na largada da competição. "Mas a nossa parceria foi melhorando a cada dia e me falaram que o meu jeito de montar era semelhante ao do proprietário dele. Então as pessoas tinham confirança que a gente se entrosaria e sairia bem", comentou Sarah na coletiva de imprensa.

 

Sarah e Cornwall Chief

Sarah e Cornwall Chief no merecido galope da vitória em Hong Kong; foto: FEI / Kenneth Chan

 

"Eu estava nervosa na hora de entrar no desempate. Mas depois do primeiro salto, senti que o meu cavalo estava em boa forma e eu tinha uma chance", contou Sarah que também fez jus ao espírito da competição.  "Foi maravilhoso fazer tantos novos amigos e relacionamentos. Eu já formei um grupo com o pessoal da África do Sul e nos tornamos grandes amigos.

 

O FEI Children´s International Classics

O FEI Children's International Classics é aberto a jovens de 12 a 14 anos selecionados em 40 seletivas em todo o mundo em 2011 para definir os 16 concorrentes estrangeiros que competem com até 16 atletas anfitriões. Cada país pode qualificar dois representantes que saltam com cavalos escolhidos e sorteados pela comissão organizadora. Na final de 2012 foram apenas 20 os participantes, sendo 16 estrangeiros vindos do Brasil, Africa do Sul, México, todos com dois participantes, Canadá, Equador, França, Alemanha, Guatemala, Nova Zelândia, Paraguai, Rússia, Síria e Venezuela, que qualificaram um concorrente cada, três de Hong Kong e um da China.

Essa foi a terceira medalha de ouro do Brasil na história da competição. Em 2002, a amazona paulista Maíra Machado Frota Pinheiro foi a grande campeã em Brasília. Na ocasião o domínio foi 100% brasileiro tendo o pernambucano Fabio Genes como vice-campeão e a medalha de bronze para o paulista Fernando Schilis. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha ouro.

Fonte: Carola May com site oficial e FEI - Louise Parkes: fotos: Daniela Marcon e FEI / Kenneth Chan; agradecimentos: Nelton e Daniela Marcon

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
                       
 logo rocha 35            anonimo        

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.