Em clima de fim de ano, a competição de encerramento do calendário do Adestramento da temporada 2011, o Concurso Internacional 3* e Nacional de Adestramento ao Clube Hípico de Santo Amaro, na Capita paulista, entre 16 e 18/12, um seleto grupo de amazonas e cavaleiros. Com presença no júri de Axel Steiner, dos Estados Unidos, Bernard Maurel, da França, Coronel Salim Nigri, Claudia Mesquita e Sabine Bilton, pelo Brasil, a competição contou com cinco provas internacionais e cinco nacionais.
O FEI Grand Prix, válido como seletiva para as Olimpíadas de Londres, na sexta-feira, 16, teve participação de dois candidatos: Luiza Tavares de Almeida montando Pastor e Rogério Silva Clementino com Sargento do Top. Os dois animais que representaram o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, somam três Grand Prix desde novembro. Luiza e Pastor, do Rocas do Vouga Team, alcançaram a média final de 66,000% e o segundo índice olímpico.
Luiza Almeida e Pastor a caminho de Londres 2012; foto arquivo: Ney Messi
A amazona, que já tem outros dois índices com a montaria Samba, segue em janeiro para a Europa onde participa de uma série de Concurso Internacionais. Rogerio e Sargento do Top, do Ilha Verde Team, registrou 64,128% e já não têm mais chances de disputar a vaga olímpica reservada para a América Latina.
Ainda na sexta-feira o Prix St. George teve como vencedor Rogério Clementino montando Bravíssimo, 66.789%, seguido de Alexandre Morais de Oliveira com Crossy, 64,316%. No sábado, Clementino e Bravíssimo voltaram a vencer, desta vez, pela Intermediária I registrando média final de 67,263%.
Rogério e Bravíssimo: cada vez mais entrosados; foto arquivo: Ney Messi
Encerrando o último Internacional da temporada, Rogério e Bravíssimo também foram os vencedores no Freestyle da Intermediária I com média final de 67,775%. Com 67,125%, Alexandre Morais de Oliveira com Crossy conquistou a 2ª colocação. Fechando sua temporada com chave de ouro, no FEI Freestyle Grand Prix o pódio foi de Luiza Almeida com Pastor, totalizando 69,200%.
Os vencedores do Concurso de Salto Nacional
Participaram do derradeiro Concurso de Adestramento Nacional (CAN) de 2011 competidores das séries Cavalos Novos 4 anos, Elementar, Preliminar, Média I, Média II e Forte I.
Na sexta-feira, além do CN 4 anos foram reservadas as provas da categoria Profissional. Pela série Cavalos Novos 4 anos o título ficou com Edneu Senhorine com Carvalho do Vouga (7,4).
Na série Elementar - Profissional, vitória de Everton Yale Cavallaro montando Apolo LS, 70,364%, tendo como vice Márcio Alexandre com Destaque de Alpha 62,864%. Cavallaro, do Ilha Verde Team, também venceu na Preliminar - Profissional montando Xião, 68,857%.
Pela Média I vitória de Sérgio Marques de Oliveira com Aoleo, 64,538%. Em 2º lugar chegou Sérgio Castany de Fiori com Dom Eurico AMM, 63,513%. Na Média II o campeão foi Sérgio Geremias montando Violão GB, 61,975%. Na série Forte I, categoria Profissional, vitória para Bruno de Certaines montando Finesse com as médias finais de 66,610% e 63,316%.
O sábado e domingo também foram reservados para as categorias Mini-mirim, Mirim e Junior com vitórias dos atletas do Ilha Verde Team em todas elas. Júlia Nerm com seu Palmito JAM venceu entre os Mini-mirim da série Elementar registrando as médias 66,545% e 68,273%.
Julia Nemr com seu Palmito fechou o ano com mais grande resultado; foto arquivo: Ney Messi
Antonio Victor Marcari Oliva se despediu da Preliminar Mirim ocupando as duas primeiras colocações e repetindo o resultado nos dois dias. Venceu com Zunido da Raposa com as médias de 69,172% e 72,043%. Dono da 2ª colocação montando Nilo VO, Antonio obteve com esta montaria as médias finais de 68,621% e 71,391%.
Antonio Oliva em belo cliqueu com Zunido da Raposa; foto arquivo: Ney Messi
João Victor Marcari Oliva encerrou a temporada repetindo a performance que apresentou ao longo do ano. Montando Portugal venceu no sábado com média final de 69,568% e ficou em segundo com Zodiac dos Diamantes,66,973%. No domingo venceu com Zodíac dos Diamantes com média final de 70,053% e ficou em segundo com Portugal, 69,632%.
O premiado jovem talento João Oliva com Zodiac dos Diamantes; foto arquivo: Ney Messi
O evento teve organização da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) com chancela da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Equestre Internacional (FEI).
CBH com a fonte FPH e colaboração Rute Araújo; fotos: Ney Messi / arquivo