O medalhista olímpico Doda Miranda, brasileiro mais bem colocado no Ranking da Federação Equestre Internacional na 11ª posição, está na Suíça disputando o Concurso de Saltos Internacional 5* W de Zurique, que começou nessa sexta-feira, 27/1, e vai até domingo, 29/1. Na principal do dia, com obstáculos a 1.55m, Doda, no dorso de AD Ashleigh Drossel Dan foi 4º colocado, com uma falta no desempate em 35s28.
Doda, melhor brasileiro do ranking mundial, com seu AD Ashleigh em clique de arquivo no Internacional de Genebra no início de 2011; foto: FEI
Quarenta e dois conjuntos disputaram a prova de 1,55 do CSI5*W de Zurique e apenas sete conseguiram fazer percurso limpo na primeira passagem, entre eles o brasileiro Doda Miranda. Sagrou-se vencedor o suíço Steve Guerdat montando Nasa, único a zerar o desempate, em 32s70. O 2º lugar ficou com o francês Kevin Staut com Silvana HDC, uma falta em 33s38, seguido por Malin Baryard-Johnsson com H&M Reveur de Hurtebise, da Suécia, um derrube, 35s08.
Em mais uma grande apresentação, a amazona grega Athina Onassis de Miranda, que no final de semana passado arrematou o título de melhor amazona no Internacional de Amsterdã, levou com AD Unaniem ao 8º posto com apenas um ponto de excesso de tempo no difícil primeiro percurso, registrando 71s04.
A principal prova do concurso acontece no domingo, quando os conjuntos disputam o GP, etapa seletiva da Liga do Oeste Europeu a Final da Copa do Mundo. A grande final da competição, acontece em abril, em 's-Hertogenbosch, Holanda.