Na semana em que entrou para o seleto grupo Top 10 do hipismo mundial, o cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Netto, o Doda, volta às pistas para disputar o CSI5* de Bordeaux, na França, que começa nessa sexta-feira, 3/2, e vai até domingo, 5/2. A competição vai reunir 40 cavaleiros e amazonas que irão disputar 382 mil euros em prêmios. O concurso é o mesmo que Doda Miranda venceu o GP no ano passado com a montaria AD Ashleigh Drossel Dan, que também estará na competição junto com AD Rahmannshof's Bogeno.
Doda com seu Dan - AD Ashleigh em clique de arquivo no Internacional de Genebra; foto: FEI / Kit Houghton
O medalhista olímpico, que entrou para a seleta lista dos melhores cavaleiros do mundo, assumiu a 10ª posição no ranking da Federação Equestre Internacional (FEI), a melhor da história da sua carreira, com 2005 pontos. O líder é o sueco Rolf-Göran Bengtsson, com 2637 pontos, seguido pelo canadense Eric Lamaze, campeão olímpico em 2008, com 2483 pontos, e pelo alemão Ludger Beerbaum, com 2332 pontos.
As principais provas do concurso acontecem no sábado, quando os conjuntos irão disputar a 11ª primeira etapa qualificatória para a final da Copa do Mundo, em abril na Holanda, e no domingo, com o GP valendo 100 mil euros em premiação.