Cavaleiros e amazonas de 23 países qualificaram-se na modalidade Adestramento Paraquestre para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. O processo de qualificação começou em outubro de 2010 e terminou em 31/1/2012.
Os times de ouro, prata e bronze nos Jogos Equestres Mundiais 2010 - Grã Bretanha, Alemanha e Dinamarca - garantiram a vaga por equipes com quatro titulares e um cavaleiro individual. Outras 11 nações qualificaram suas equipes com direito a quatro cavaleiros: Brasil, EUA, Holanda, Irlanda, Itália, Bélgica, Africa do Sul, México, Singapura, Austrália e França. Nova Zelandia, Noruega e Finlandia serão representados por dois cavaleiros, enquanto Bermudas, Argentina, Japão, Hong e Hong Kong terão um representante em Londres. Ainda há mais três vagas a serem anunciadas em 9 de abril por uma comissão do Comitê Paraolímpico e Federação Equestre Internacional.
Pelo Brasil já estão qualificados o medalhista paraolímpico Marcos Fernandes Alves com Luthenay de Vernay, que levou dois bronzes em Pequim 2008, competindo no grau 1 B, Vera Lucia Martins Mazzilli com Locomotion e Sergio Froes Ribeiro de Oliva com Igloo de Móis, ambos no Grau Ia. Todos os três e ainda Elisa Melaranci com Florentino disputaram o Internacional de Barcelona entre 27 e 29/1.
O medalhista Marcos Alves Fernandes com seu Lutheany de Vernay na arena de Shatin em Hong Kong, nos Jogos Paraolímpicos 2008; foto: cedida
A quarta vaga será definida no Brasil entre 18 a 22 de abril em Brasília no Campeonato CPEDI3 com oficiais internacionais que julgarão os Jogos Paraolímpicos de Londres. "O percentual mínimo é de 64% de aproveitamento. É um critério justo que dá a oportunidade de qualificação a todos os atletas que praticam Adestramento Paraequestre no Brasil", ressalta Marcela Parsons, diretora de Adestramento Paraequestre da Confederação Brasileira de Hípismo.
Para Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), a qualificação para os Jogos é mais um grande feito. "Em nome da CBH, parabenizo a todos os atletas por essa importante conquista que muita nos honra. Também agradeço a nossa diretora Marcela e Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, por todo o empenho e apoio. "
Um total de 78 atletas paraequestres vai lutar por 11 medalhas no Greenwich Park, sede das modalidades hípicas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres. A disputa do Adestramento Paraequestre acontece entre 30 de agosto e 4 de setembro.