Dando início à temporada de volteio 2012, o treinador francês Mathias Lang ministrou uma clínica junto ao grupo de 12 volteadores pré-selecionados para defender o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade que esse ano acontece em agosto em Le Mans, na França. Entre 24 e 31/1, os jovens talentos da modalidade treinaram e começaram a desenvolver a coreografia praticando os exercícios tanto a cavalo como também treinamentos no solo, em dias alternados, nas instalações do Clube Hípico de Santo Amaro e Sociedade Hípica Paulista (SP).
Boa parte do grupo pré-selecionado para Mundial de 2012 na sala de treino no Clube Hípico de Santo Amaro
Nesse primeiro treinamento do ano, Mathias Lang, treinador contratado da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) até o final de 2012, buscou deixar os atletas bem à vontade. "Gosto de observá-los, deixar que errem e juntos encontrem um modo de atingir o mesmo objetivo. Já às vésperas da competição eu interfiro de modo mais incisivo", conta Mathias, tricampeão mundial da modalidade, que trabalha em parceria com a treinadora brasileira Natalia Perrone. Dos 12 volteadores pré-selecionados seis atletas chegarão ao evento na condição de titulares do time brasileiro.
Experimentação de exercícios
Antes do Mundial, Mathias virá mais duas vezes ao país. A exemplo do último Campeonato Mundial em 2010, a preparação final será na Alemanha. O grupo programa um mês intenso de treinamento, entre 7/7 e 7/8, em Munique. "De lá vamos diretamente para o local da competição na França", conta a premiada volteadora Maria Luiza Giugni, integrante da equipe 6ª colocada nos Jogos Equestres Mundiais 2010 e campeã individual do ranking brasileiro 2001 (categoria B feminino). O Campeonato Mundial de Volteio, que acontece a cada dois anos, movimenta o tradicional palco da modalidade em Le Mans entre 15 e 19/8.
Os treinadores Mathias Lang e Natalia Perroni trabalhando em parceria