Começou com qualificativa olímpica a temporada de adestramento 2012 no Clube Hípico de Santo Amaro, na capital paulista, em 4 e 5/2. Para Luiza Tavares de Almeida está em jogo uma vaga olímpica individual para América Latina. Medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2007 e mais jovem amazona olímpica de todos os tempos defendendo o Brasil em Pequim 2008 então com 16 anos, Luiza tem como concorrente Ivonne Llosos da República Dominicana.
No sábado, 4, Luiza, agora aos 20 anos, garantiu dobradinha no Grand Prix conquistando a 1ª colocação com seu Samba totalizando 65,702% de aproveitamento e o 2º posto com Pastor, 65,362%. Logo atrás, na 3ª colocação, aparece seu irmão Pedro Tavares de Almeida, 18, montando Toleirão da Broa, 65,340%.
Luiza Almeida recebendo seu prêmio das mãos da renomadas juizas internacionais Maribel Alonso e Marian Cunningham
Já no domingo, 5, com uma bela apresentação, Pedro e seu Toleirão da Broa garantiram o 1º posto no Grand Prix Freestyle, coreografia estilo livre com acompanhamento musical, 68,050%. Enquanto Luiza obteve o 2º posto com Pastor, 67,700%, e o 3º com Samba, 63,475%.
Pedro Almeida com Toleirão da Broa que comemorou sua primeira vitória em Grand Prix Freestyle com Coronel Salim Nigri na cerimônia de premiação
Luiza vem firme na luta por uma vaga em Londres 2012
Também estiveram em pista no final de semana, Rodolpho Riskalla apresentando Portugal e o cavaleiro olímpico Marcelo Alexandre montando Signo dos Pinhais. No domingo, a cerimônia de premiação foi marcada por minuto de silêncio em memória a amazona Monica Siqueira de Paula Calvacanti, falecida em 4/2/2012.
Critério Para garantir a vaga individual da América Latina em Londres 2012, valem as quatro melhores médias somando o resultado do Grand Prix e do Grand Prix Freestyle (com índice mínimo de 64% no Grand Prix). Até o momento, Luiza - que já tem dois índices mínimos e a melhor média - está a frente de sua concorrente da República Dominicana que busca sua qualificação no Winter Equestrian Festival na Florida (EUA).
Coronel Salim Nigri, juiz internacional e diretor de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipísmo, com Claudia Mesquita, Marian Cunningham, Maribel Alonso e Sabine Bilton
Nesse primeiro Internacional de 2012, compuseram o juri: a juiza top internacional Maribel Alonso de Quinzaños, do México, ao lado da peruana Marian Cunningham e dos brasileiros Coronel Salim Nigri, Claudia Moreira de Mesquita e Sabine Bilton. Outros dois Internacionais ainda movimentam o Clube Hípico de Santo Amaro em fevereiro, de 10 a 12, e 24 a 26, ambos válidos como qualificativas olímpicas para Londres.