A Nissan será o patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ na categoria Automóveis. O fabricante se tornou o quinto parceiro de nível 1 dos Jogos e o sexto parceiro ao todo.
O valor total da proposta da Nissan ultrapassou os requerimentos do Rio 2016™ para a categoria. “Estou muito feliz com essa conquista história. Essa parceria reflete o valor da marca Rio 2016™ e a força e atratividade do mercado consumidor brasileiro. Por reconhecer esse cenário, ao fim de seis meses de negociações com candidatos, a Nissan apresentou uma proposta com um mix consistente de produtos, serviços e aporte financeiro que demonstrou sua vontade de associação com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, provando ser o parceiro ideal nesta categoria”, disse Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Rio 2016™.
A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.500 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos clientes dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, como atletas, oficiais técnicos, mídia, equipes operacionais, Comitês Olímpicos Nacionais, Federações Esportivas Internacionais, Comitê Olímpico Internacional (COI) e parceiros comerciais. A frota dos Jogos priorizará energia limpa (álcool ou eletricidade), apoiando os esforços do Rio 2016™ para atingir as metas de sustentabilidade dos Jogos. Além de energia limpa, a acessibilidade para pessoas com deficiência também foi considerada na oferta de produtos. Os modelos variam entre sedans top, sedans médios e SUVs.
“A Nissan está muito orgulhosa de ser um parceiro do Rio 2016™”, disse Carlos Ghosn, Presidente e Executivo-chefe da Nissan. “Nossas muitas conexões com o Brasil são profundas; em 2014, abriremos uma nova fábrica de nível internacional em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Como uma demonstração da energia e da visão do Brasil, os Jogos Olímpicos se encaixam naturalmente na estratégia da Nissan. Estamos ansiosos para contribuir para tornar os Jogos Rio 2016™ um evento memorável para a cidade, o estado e o país”.
“Ter um parceiro que nos ajude a superar os desafios operacionais em uma área tão vital quanto transporte e ainda colabore na realização de Jogos acessíveis e sustentáveis é um privilégio que a Nissan está nos dando com esse acordo. Estamos ansiosos para começar a nossa colaboração”, afirmou Leonardo Gryner, diretor geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.
Além das metas de sustentabilidade, a Nissan tem planos abrangentes para apoiar os objetivos do Rio 2016™ que incluem um programa de incentivo a jovens atletas em sua preparação para os Jogos, programas de legado que buscam criar um impacto social positivo e duradouro e programas de marketing inclusivo destinados a disseminar a experiência Olímpica por todo o Brasil.Para apoiar a excelência da operação dos Jogos, a Nissan fornecerá serviços, como treinamento de motoristas e soluções logísticas que atendam à complexidade do evento.
Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung and Visa. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
O Comitê Organizador Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Sobre a Nissan
A Nissan Motor Co., Ltd., o segundo maior fabricante de automóveis do Japão, tem sede em Yokohama, no Japão, e faz parte da Renault-Nissan Alliance. Operando com mais de 250.000 empregados em todo o mundo, a Nissan ofereceu a seus consumidores mais de 4,7 milhões de veículos em 2011. Com um forte compromisso de desenvolver produtos inovadores e empolgantes para todos, a Nissan oferece uma vasta gama de 64 modelos por meio das marcas Nissan e Infiniti. Pioneira em mobilidade com emissão zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente elétrico de massa, com preço acessível, e vencedor de inúmeros prêmios internacionais, incluindo os renomados prêmios de Carro do Ano do Japão 2011-2012, Carro do Ano RJC 2012, Carro Europeu do Ano 2011 e Carro Mundial do Ano 2011. No Brasil, a Nissan estabeleceu a Nissan do Brasil em 2000 no Paraná e atualmente é uma das marcas que mais cresce no país, com um crescimento de 88% em 2011 sobre o ano anterior. A Nissan anunciou recentemente planos para investir R$ 2,6 bilhões (US$ 1,5 bilhão) para construir uma nova fábrica no estado do Rio de Janeiro. A instalação, prevista para abrir em 2014, terá capacidade de produção de até 200.000 unidades.