Em mais um Internacional de Adestramento na temporada de verão de 2012 no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), Luiza Tavares de Almeida, 20, manteve a liderança na corrida pela única vaga individual para América do Sul rumo aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Luiza com seu Samba ao lado dos juizes Coronel Salim Nigri e Mercedes Campdera Alatorre no encerramento da competição
No sábado, 11, Luiza montando Pastor garantiu a vitória no Grand Prix com 67,191%. Voltando às pistas com Sargento do Top, Rogério Clementino obteve a 2ª colocação totalizando 66,745%.
Rogério Clementino sendo premiado pela juiza top internacional Mercedes Campdera Alatorre
Enquanto 3ª posição foi novamente para Luiza, desta feita, com seu Samba com 66,128%. A 4ª colocação coube a Marcelo da Silva Alexandre com Signo dos Pinhais que registrou 63,809%. Todos os três concorrentes defenderam o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2010 e Luiza e Rogério integraram a equipe olímpica em 2008 e o time de bronze no Pan Rio 2007.
Dando sequencia à disputa, no domingo, 12, Luiza comemorou dobradinha no Grand Prix Freestyle, reprise com movimentos obrigatórios em estilo livre com acompanhamento musical. Com Samba, seu companheiro de longa data passando pelo bronze por equipes no Pan Rio 2007 e participação olímpica em Pequim 2008, a amazona venceu totalizando o expressivo índice de 70,125%. Já com Pastor, Luiza emplacou em 2º lugar registrando 68,350%.
Luiza, também campeã mundial militar 2011, montando Pastor com a juiza argentina Janine Rohr em uma de suas premiações
Em sua segunda participação nesse nível de competição, Pedro Tavares de Almeida, 18, irmão de Luiza, levou Toleirão da Broa ao 3º posto com 68,075%. Destaque também para a apresentação de Rodolpho Riskalla montando Portugal que fechou em 4º lugar com 65,425%.
Adestramento em família: os jovens talentos top Pedro e Luiza
Rodolpho Riskalla, que no final do mês parte para trabalhar na França, com Claudia Mesquita
Formaram o juri nesse segundo Internacional da temporada 2012: Mercedes Campdera Alatorre, do México, Janine Rohr, da Argentina, além dos brasileiros coronel Salim Nigri, Claudia Moreira de Mesquita e Sabine Bilton.
Janine Rohr, Cel Salim Nigri, Sabine Bilton, Claudia Mesquita e Mercedes Campdera Alatorre em clique para posterioridade em Santo Amaro
Critério Para garantir a vaga individual da América Latina em Londres 2012 valem as quatro melhores médias somando o resultado do Grand Prix e do Grand Prix Freestyle (com índice mínimo de 64% no Grand Prix) e ainda a melhor colocação no ranking da Federação Equestre Internacional (FEI). Até o momento, Luiza - que já tem dois índices mínimos e a melhor média - segue à frente de sua concorrente direta Ivone Llosos da República Dominicana que busca a sua qualificação nos EUA.
Cel Salim Nigri, juiz internacional e diretor de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, hasteando a bandeira nacional
Daqui a duas semanas, em 25 a 26/2, mais um Internacional de Adestramento movimenta o tradicional complexo de adestramento em Santo Amaro, em mais uma oportunidade para Luiza - que aos 16 anos entrou para história dos Jogos Olímpicos como mais jovem atleta no hipismo de todos os tempos - garantir sua segunda participação olímpica.