Em sua quinta semana de um total de doze, o Winter Equestrian Festival no Palm Beach International Equestrian Center, na cidade de Wellington, estado americano da Flórida, teve neste sábado 11/2 as emocionantes disputas do FEI World Cup Grand Prix.
O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa e seu HH Let´s Fly fecharam no 7º posto, após cometerem uma falta no desempate. A prova armada pelo também brasileiro Guilherme Nogueira Jorge foi vencida pela americana Margie Engles montando Indigo.
Rodrigo e Let´s Fly voando em foto tirada em Wellington em 2011; foto: Nancy Jaffer
Onze dos 45 conjuntos participantes zeraram a primeira passagem e destes apenas dois terminaram o desempate sem penalidades. Margie e Indigo foram os mais rápidos com 45s61. Darragh Kerins e Lisona chegaram em 2º lugar no tempo de 48s42.
Sobre o desenho de Guilherme, a vencedora comentou: "Acho que Gui fez um excelente trabalho. Ele conseguiu um percurso quase perfeito com apenas dois zeros no desempate, apropriado para uma etapa da Copa do Mundo, alto e difícil."
No dia seguinte, 12/2, outro brasileiro se destacou. Paulo Sérgio Santana, titular do Santana Stables, radicado nos Estados Unidos, chegou na 5ª colocação na Championship Jumper Classic a 1,50 metro, perdendo para a amazona olímpica alemã Meredith Marcus-Beerbaum e Checkmate 4. Paulo montou Taloubet, filho de Baloubet de Rouet, animal que fez história sob a sela de Rodrigo Pessoa.
Na quarta-feira, 8/2, o mesmo Rodrigo venceu uma prova a 1,45 metro com outro produto de Baloubet, o sela belga de 12 anos HH Palouchin, superando outros 10 conjuntos no desempate com o tempo de 61s12. Palouchin, criação do Haras de Ligny da família Pessoa, nunca teve outro cavaleiro além de Rodrigo. "Ele talvez seja o melhor em sua categoria. Eu não o colocaria nas provas grandes, mas nas mais baixas há sempre uma chance de vencer com ele. E uma vitória é sempre uma vitória", conclui o campeão olímpico.
Na quinta, 9/2, Rodrigo montou Vancouver D'Auvrey e classificou-se em 2º lugar em outra prova da série 1,45 metro, ficando atrás apenas da americana Laura Kraut e Cincinatti La Silla.
Fonte: Lucíola Barbosa com infos Equestrian Sport Productions; Foto: Nancy Jaffer