Luiza Tavares de Almeida, atleta da modalidade hípica Adestramento, deve assegurar participação nas Olimpíadas de Londres neste final de semana, quando a última seletiva acontece a partir das 16h00 no Clube Hípico de Santo Amaro, na Capital paulista. Se confirmar o favoritismo, a amazona paulista será a única representante da América Latina na disputa por medalha individual.
Luiza Almeida, mais jovem amazona olímpica de todos os tempos, briga por sua segunda participação olímpica em Londres 2012; foto: Ney Messi / divulgação
Expectativa. Concentração. Emoção. Sentimentos que certamente vão tomar conta de atletas e platéia na última seletiva do Adestramento para os Jogos Olímpicos de Londres. Na pista todas as atenções estarão voltadas para Luiza Tavares de Almeida. A atleta de 20 anos, que já tem índices com duas montarias, os Lusitanos Samba e Pastor, busca carimbar o passaporte para sua segunda Olimpíada. E se diz preparada para o desafio. Com constância e regularidade de pódios ela é a esperança do Adestramento brasileiro voltar ao palco olímpico.
Apesar de Luiza ser a única candidata a vaga olímpica, também participam da seletiva do Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), o cavaleiro olímpico e medalhista panamericano Rogério Silva Clementino montando Sargento do Top, Rodolpho Riskalla com Portugal e Pedro Tavares de Almeida, irmão de Luiza, montando Toleirão da Broa.
No sábado, 25, será realizado o Grand Prix, e no domingo, 26, o Grand Prix Freestyle, prova com coreografia livre e música. No júri estarão atuando Marietta Almasy, da França, César Lopardo Grana, da Argentina, e pelo Brasil, Claudia Mesquita, Sabine Bilton e o Cel. Salim Nigri.
Desde que o Adestramento brasileiro perdeu o direito da disputa por equipe em Londres por não ter conquistado medalha no Pan de Guadalajara, a única vaga individual para a América Latina passou a ser o alvo de competidores e dirigentes do hipismo. Atletas em condições de disputar a vaga intensificaram os treinamentos e participação em clínicas com ícones internacionais.
Juntos, Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e um grupo de criadores do Puro Sangue Lusitano se mobilizaram para fechar a agenda das seis seletivas dentro do prazo estabelecido pela Federação Equestre Internacional (FEI). Foram três entre novembro e dezembro de 2011, outras três neste mês de fevereiro.
Luiza começou a despontar como favorita no final do ano, fato que se confirmou nas seletivas de 2012. Montando Pastor, a atleta já registra quatro índices. Com Samba, outros dois. A única atleta no páreo da brasileira é Ivonne Losos, da República Dominicana, que disputa a vaga em seletivas nos Estados Unidos. Luiza, no entanto, leva vantagens em número de índices, notas e classificação no Ranking da FEI.
O domingo, 26 de fevereiro, tem tudo para ser mais um momento inesquecível para Luiza Almeida, a amazona que entrou para a história como a mais jovem atleta do hipismo a participar em Olimpíadas, nos Jogos de Pequim, em 2008, quando tinha 16 anos.