Foi dada largada nessa sexta-feira, 2/3, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) à primeira prova observatória em solo brasileira para formação da equipe brasileira de Salto rumo aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ao todo , sete concorrentes saltaram o percurso, a 1.50 metro, com 12 obstáculos incluindo dois duplos e um triplo salto idealizado pelo course-designer top internacional Guilherme Jorge na pista de grama santamarense.
Caio Sérgio de Carvalho, diretor de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), com Jean Maurice Bonneau, consultor técnico do time brasileiro de Salto; foto: CM
Número dois em pista, o primeiro percurso limpo coube a José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão do ranking brasileiro senior 2007/2008, que com sua nova estreia com Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica deu show de categoria com pista limpa, 76s74. O próximo percurso sem faltas, em mais uma apresentação impecável, veio com o último concorrente em pista, Yuri Mansur com seu QH Vip, que defendeu o Brasil na Final da Copa do Mundo 2011.Conforme a regra - tabela A - sem cronômetro - ambos empataram na 1ª colocação.
José Roberto Reynoso Fernandez Filho recebeu seu prêmio das mãos de Plínio Soares Junior, novo presidente da Federação Paulista de Hipismo; foto: CM
Yuri Mansur e QH Vip em ação; foto: Duílio / Tupa Video
André Miranda com seu Blaton, vice-campeão do GP na 1ª Etapa do Torneio de Verão 2011 e campeão do GP Copa Hermès em 2011, ficou em 3º com apenas um derrube, em 74s27. Também fechou com somente um derrube e um ponto por excesso de tempo, o atual campeão do ranking brasileiro senior Francisco Musa com seu Brasileiro de Hipismo Xindoctro Método, totalizando 5 pontos, em 79s14.
André Miranda com seu Blaton cada vez mais afiado; foto: Duílio / Tupa Video
Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação Mário Appel com seu novo cavalo WFH Rivoli Bom Sabor, 8 pontos, 83s84,e Guilherme Foroni montando EF Bartolomeu, 16 pontos, 79s94.
O course-designer Guilherme Jorge, com os dirigentes da Federação Paulista de Hipismo: Tiago Camargo Ferreira, diretor adjunto de Salto e Equitação Fundamental, Plínio Soares Junior, presidente, e Antonio Manoel Lopes Sanches, diretor de Salto e Equitação Fundamental; foto: CM
Agenda observatórias olímpicas no Brasil
Estão agendados no país, três eventos com duas observatórias (participação obrigatória em ambas) até abril. No domingo, 4/3, os conjuntos voltam à pista às 7h30 para a 1ª volta da 2ª observatória e, às 10h00, retornaram para a 2ª volta.
Os próximos eventos observatórios fazem parte da programação nos Concursos de Saltos Nacionais MD Curitiba, 8 a 11/3, e Serra e Mar, de 13 a 15/4, no Rio de Janeiro. Ao final, até três conjuntos podem ser selecionados para participação da 2ª fase de observatórias no circuito europeu a partir de abril.
Também na Europa e EUA serão selecionados 7 conjuntos até abril e outros dois podem ser indicados pela comissão selecionadora a qualquer momento para a fase de preparação final e escalação do time brasileiro em Londres 2012. O Brasil garantiu a vaga nos Jogos com a conquista do 4º posto por equipes nos Jogos Equestres Mundiais 2010 em Kentucky (EUA).
Clique aqui e confira o critério completo.