Liderada pela presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, a comitiva formada pelo diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, e o Diretor de Esportes da entidade, Christophe Dubi, se reuniu hoje com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante visita do COI ao país-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em entrevista após o encontro, El Moutawakel disse que com a proximidade das Olimpíadas de Londres 2012, o Rio será o próximo foco das atenções. Este foi realmente um momento oportuno para nossa visita à presidente Rousseff.
“A presidente tem sido uma grande apoiadora do projeto dos Jogos Rio 2016™ e nosso encontro hoje reforça essa postura. De fato, o nosso debate deixou claro a importância dos Jogos de 2016™ para o povo brasileiro”.
No encontro, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, Dilma Rousseff e Nawal El Moutawakel conversaram sobre a evolução do projeto Rio 2016™. A presidente Dilma reiterou o sólido apoio de seu governo aos Jogos. Outras figuras-chave para o projeto Rio 2016™ também estiveram presentes ao encontro: o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
El Moutawakel disse ainda que é enorme o desafio para a equipe brasileira, considerando-se a magnitude do projeto dos Jogos e o prazo intransferível de cinco de agosto de 2016.
“O Rio 2016™ e seus parceiros vêm cumprindo seus compromissos mas, como dissemos desde o primeiro dia, não há um segundo a perder. Retomamos a certeza de que o forte apoio que percebemos desde a fase da candidatura da cidade permanece e todas as instâncias do governo do estado continuam a trabalhar em conjunto e com o Rio 2016™ para a entrega de excelentes Jogos Olímpicos em 2016.”
O presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, também participou do encontro em Brasília e reconheceu que a união entre os três poderes torna a organização e o planejamento dos Jogos mais ágeis e eficientes. Nuzman destacou a transformação pela qual a cidade do Rio está passando.
“Tenho absoluta certeza de que o Rio de Janeiro será o maior exemplo de transformação de uma cidade na história dos Jogos Olímpicos. É com muita satisfação que estamos trabalhando em conjunto com as três esferas de governo para que o Rio se torne um modelo para outras cidades após os Jogos de 2016”.
O encontro foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, e coincidiu com a visita do COI para a 5ª revisão de projeto do Rio 2016™ – uma visita que acontece regularmente e é realizada pela Comissão de Coordenação do COI. Durante a visita, a Comissão participou também da divulgação da empresa vencedora do projeto para a construção do campo de golfe para os Jogos de 2016 e visitou o Parque dos Atletas e as obras do Porto.
A próxima visita completa da Comissão de Coordenação ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2012.