O cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, está em Paris, na França, para disputar o Saut Hermès a partir de hoje, 16/03. O Concurso Internacional Saut Hermes 5* vai até domingo, 18/03, no Grand Palais, criado em 1900 para receber a feira mundial de Paris e reconhecido patrimônio histórico da humanidade em 2010. Há 3 anos, após uma reforma, o palácio voltou um evento equestre no coração da capital francesa.
O Grand Palais, patrimônio histórico da humanidado, palco que tem iluminação natural indoor resgata sua tradição com o Saut Hermès; foto: Mario Teixeira
Doda Miranda, que no começo do ano esteve entre os dez melhores cavaleiros do mundo no ranking da Federação Equestre Internacional (FEI), participa da competição com a montaria AD Rahmannshof's Bogeno. A elite do hipismo mundial entra em pista em busca de mais de 450 mil euros em prêmios.
Doda com AD Bogeno rumo a vitória em La Coruña em dezembro de 2011; foto: site oficial
Nessa sexta, Doda com AD Rahmannshof´s Bogeno e sua esposa Athina de Miranda com AD Crosshill entram na arena no Prix Grand Palais, a 1.45 /1.50 metro ao cronômettro, às 16h30 (horário local).
O palco
O Saut Hermès é o único concurso patrocinado pela marca na França e mundo, além da Copa Hermès de Hipismo, que esse ano, pela segunda vez acontece no Brasil, na Fazenda Boa Vista no interior paulista.
À época de sua criação, o Grand Palais tinha como principal utilização exposições equestres e de gado. A dimensão de seu telhado de vidro e ferro sem nenhuma pilastra intermediária de sustentação e o piso de areia (hoje substituido pelo moderno piso Toubin&Clement) foram idealizados para acolher eventos equestres, com a possibilidade de realização de um indoor com iluminação natural.
A principal prova do concurso, o Grand Prix Hermès, no domingo, tem 200 mil euros em jogo.