O medalhista panamericano e cavaleiro olímpico Bernardo Alves chega ao Brasil essa semana. A partir de sexta-feira, entre 13 e 25/3, Bernardo ministra uma clínica de Salto na Sociedade Hípica Brasileira, na capital carioca. Na semana seguinte, entre 26 e 28/3, passa seus conhecimentos na Sociedade Hípica de Brasília.
Melhor resultado individual nos Jogos Panamericanos de Guadalajara com a medalha de bronze individual, Bernardo integrou a equipe de prata ao lado de Rodrigo Pessoa, Doda Miranda e Karina Johannpeter.
Bernardo Alves com sua Bridgit rumo à vitória nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011; foto: CBH / divulgação
Natural de Belo Horizonte (MG), Bernardo, tem 37 anos e está radicado na Europa há 10 anos, o cavaleiro vem integrando a equipe brasileira de Salto nas principais competições internacionais desde 1995. As duas medalhas em Guadalajara somaram a sexta medalha do cavaleiro em Jogos Pan-Americanos, a primeira no individual. Ele já havia conquistado dois ouros, uma prata e um bronze com a equipe do Brasil. Em 2011, o mineiro também levou o Prêmio COB pela segunda vez.
Em 2010, ao lado de Rodrigo Pessoa, Pedro Veniss, Alvaro Miranda, o Doda, Bernardo formou o time 4º colocado nos Jogos Equestres Mundiais em Kentucky carimbando o passaporte brasileiro rumo aos Jogos Olímpicos 2012.
Aproveitando sua estadia no país, Bernardo é um dos destaques na Festa do Prêmio Brasil Hipismo, que premia os melhores do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), na noite de sexta-feira, 30 de março, no Jockey Club São Paulo.