Encerrando o Circuito MD Horse Show em Passo Fundo (RS)pela noite adentro nesse domingo, 25/3, 70 concorrentes top nacionais largaram no GP, a 1.35 metro, com nada menos que 100 mil reais em jogo e público recorde 8 mil pessoas. Nos dois finais de semana anteriores, Curitiba e Florianópolis receberam duas etapas que antecederam a Final em Passo Fundo.
Um páreo de feras
"Era tudo ou nada. Foi uma disputa em que os concorrentes tinham que ter muita determinação e concentração", conta José Luiz Guimarães de Carvalho, 30, grande campeão do GP, que comemorou sua primeira grande vitória montando Carla, uma égua holsteiner de 12 anos.
Como não poderia deixar de ser a disputa em que os melhores 25% voltaram para a 2ª volta - totalizando 21 concorrentes - estava acirradíssima. Faltando cinco concorrentes em pista, seguindo a ordem inversa do menor número de faltas e melhor tempo na primeira volta, Yuri Mansur montando QH Land Lady Camera Hipismo, vencedor do GP em Curitiba, assumiu a nova liderança sem faltas em 37s21.
A seguir foi a vez do líder da competição na contagem geral e vencedor do GP em Curitiba, José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Cartujano Sanol Dog Protécnica que passou a liderar sem faltas em 37s. Mas o páreo não estava decidido, José Luiz com Carla entrou em pista e sem "triscar na madeira" garantiu pista limpa no espetacular tempo de 35s85, uma marca que permaneceria imbatível até o final.
José Luiz com Carla em clique na 2ª etapa do MD Horse Show em Florianópolis; foto: Marcus Varella
Próximo a largar, Fernando José de Assis Costa, o Bigorna, montando Silverstone fez pista limpa em 36s83, que lhe daria o vice-campeonato. O jovem talento paulista Luiz Antonio Piva Filho, 17, com Noble Carthago também garantiu duplo zero falta 36s98 conquistando o 3º posto no placar final. Quebrando a hegemonia de São Paulo no placar nas cinco primeiras colocações, respectivamente, com José Luiz, Bigorna, Luiz Piva, Zé Roberto, Yuri, o 6º posto foi para o sempre competitivo paranaense Daniel Khoury apresentando Wangu Cooper, também com pista limpa, em 38s40.
A comemoração do campeão
Aos 30 anos, José Luiz - que acumula inúmeros títulos das categorias de base e mais recentemente comemorou importantes conquistas como a vitória nos GPs do The Best Jump 2011 e Indoor 2006 na Hípica Paulista - promete vir com tudo na temporada 2012.
Para tanto, a égua Carla é uma grande aposta. "Comecei a montar a Carla no final do ano. Ela chegou no Brasil com 7 anos. Agora, aos 12, estava no Paraná e foi adquirida pelo Constantino Scampini, que sempre apostou 100% no potencial dela", revela José Luiz. "Realmente a qualidade dela está acima da média. Nesse primeiro semestre a nossa ideia é saltar as provas de 1.35 / 1.40 metro e no segundo passar para a série de 1.50 metro", acrescenta o campeão. "A vitória no GP em Passo Fundo é fruto do trabalho da minha equipe com tratador e veterinário e só posso dedicar a conquista ao Constantino."
Zé Roberto é o campeão na classificação geral
Após a vitória na classificação geral da série 1.25 metro, José Roberto Reynoso Fernandez Filho também confirmou o título a 1.35 metro totalizando 101,5 pontos. José Luiz foi vice com 90,5 pontos e Yuri Mansur fechou em 3º lugar.
José Roberto com seu Cartujano JMen Sanol Dog Protécnica; foto: Marcus Varella
Era medieval marca evento que fechou com show da dupla Guilherme & Santiago
O primeiro evento temático do Centro Hípico e Haras MD encerrou com recorde de competidores e de público. Com tema medieval, a quarta edição do Concurso de Saltos Nacional MD Horse Show reuniu mais de 300 conjuntos e um público de cerca de 20 mil pessoas nos três dias de competição, realizada de 23 a 25 de março.
Com inspiração nos cavaleiros medievais, o IV MD Horse Show foi idealizado a partir do tema com objetivo de resgatar valores de ética, honra e lealdade no esporte e na sociedade. Durante o evento, o Centro Hípico e Haras MD transformou-se em uma vila medieval, onde personagens da época interagiam com competidores e com o público.
Alusão à Era medieval encanta público em Passo Fundo
"Vendo o número de pessoas que visitaram o haras e o nível técnico das provas avalio que o evento tenha sido um sucesso para quem gosta de hipismo e quer difundir o esporte. Conseguimos mostrar Passo Fundo para o país e para o mundo", ressalta Maurico Dal Agnol, proprietário do centro hípico.
Para encerrar oficialmente IV MD Horse Show, a dupla sertaneja Guilherme & Santiago realizou um show para mais de oito mil pessoas, na noite de domingo. Intérpretes do sucesso nacional “E daí?” animaram o público do Centro Hípico e Haras MD por pelo menos uma hora de música.