Na largada da 1ª Etapa do Global Champions Tour (GCT) 2012 em Doha no Catar, o espanhol Sergio Alves Moya montando Abab van het Molenhof venceu a prova principal nesse quinta-feira, 5/4. Pelas cores do Brasil, Alvaro de Miranda, o Doda, com seu AD Rahmannshof´s Bogeno emplacou na 2ª colocação.
Doda e seu AD Bogeno em belo clique no Catar; foto: GCT
Ao todo 44 concorrentes largaram na arena do Catar dentre os quais nada menos que 19 fizeram pista limpa. Sérgio e Abad van het Molenhof garantiram a vitória na excepcional marca de 62s09. Enquanto Doda e AD Bogeno, conjunto vencedor do GP La Corunã em final de 2012, registraram 63s66. Na 3ª colocação aparece o top suíço Pius Schwizzer com Verdi III, 63s87.
“Fiquei muito feliz em vencer no primeiro dia e espero manter a minha performance. O percurso estava muito bomm para o meu cavalo com muito espaço para galopar", comentou o campeão. O vice-campeão Doda brincou com Sergio: "o resultado ficou entre amigos".
O Concurso de Salto Internacional 5* de Doha é o primeiro concurso da temporada 2012 do Global Champions Tour, o maior circuito hípico do mundo. Criado há sete anos pelo cavaleiro olímpico holandês Jan Tops, o GCT é disputado em dois continentes, 11 países e 13 cidades. Participam da competição os 30 melhores cavaleiros do mundo, que disputam mais de sete milhões de euros em prêmios, além da premiação para os campeões do circuito.
O evento em Doha reune os principais cavaleiros e amazonas do mundo e distribui 655 mil euros em prêmios. A principal prova do concurso é o GP que acontece no sábado, válido como a primeira etapa do GCT e com premiação total de 450 mil euros. Em 2011, Doda Miranda, terceiro colocado na classificação final do GCT, foi o grande vencedor da prova e este ano estará novamente na pista em busca do bicampeonato.
Fontea:MKT Mix Rio, site oficial Global Champions Tour e Brasil Hipismo