Na largada da Big Tour do Oi Brasil Horse Show 2012 na Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro, César Almeida com Hipos Climber Yuri Itapuã emplacou na 1ª colocação na prova a 1.45m metro disputada ao cronômetro com desenho do course-designer top internacional Hélio Pessoa.
Pelas cores de São Paulo,Cesinha e Yuri, que aos 13 anos recém voltou para a sela do cavaleiro, cruzaram a linha de chegada sem faltas, em 70s21, marca imbatível até o final.
Cesinha com Hipos Climber Yuri Itapuã: imbatíveis na largada a 1.45 metro no Oi Brasil Horse Show; foto: Beatriz Cunha
A 2ª colocação coube ao pernambucano André Américo de Miranda, com Dyday, pista limpa, 73s56, seguido por Artemus de Almeida com seu Dimensional Landritter II do Feroleto,sem faltas,75s69, ambos por São Paulo.
“Eu começou a montar o Yuri ainda bem novo, depois ele passou uma boa temporada com Vitor Teixeira e outros cavalos. Agora ele descansou durante meio ano e voltamos a formar uma parceria já coroada com essa vitória. Eu gosto demais dele. Acho que essa é a fórmula do sucesso”, observou Cesinha.
Zé Roberto e St Lois Sanol Dog Protécnica: cada vez mais afiados
Logo na sequencia, o top paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando St Lois Sanol Dog Protécnica confirmou a liderança na 1ª prova da 3ª e última observatória olímpica em solo brasileiro rumo a Londres 2012.
Em um percurso a 1.50 metro que exigia muita técnica dos cavaleiros e dos cavalos, nenhum dos três conjuntos participantes zerou a pista. José Roberto com Maestro St Lois Sanol Dog Protecnica completou a prova com apenas uma falta logo no início da prova em 83s16.
José Roberto com seu Maestro St. Lois Sanol Dog Protécnica mostraram categoria na observatória olímpica do Oi Brasil Horse Show; foto: Beatriz Cunha
Também em uma boa apresentação, Francisco Musa montando o Brasileiro de Hipismo Xindoctro Metodo terminou a prova em 75s00 com quatro pontos e 1 por excesso de tempo. Finalmente, Yuri Mansur Gueiros com QH Vip Camera Hipismo fechou com 13 pontos perdidos. perdidos no tempo de 87s89.
“Mesmo com falta, acho que foi bom resultado. Espero voltar a fazer uma boa prova nesse sábado e aguardar o anúncio da Confederação Brasileira de Hipismo para saber quem vai ter a oportunidade de ir para a Europa”, observou José Roberto. “Uma temporada no circuito europeu junto aos demais cavaleiros em busca de uma vaga na equipe olímpica do Brasil só pode, em primeiro lugar, me trazer experiência o que vai se refletir na minha carreira como um todo.”
Elevação do nível técnico é uma das metas
Além da 3ª e última observatória para os Jogos Olimpicos em solo nacional, a 1ª Etapa Oi Brasil Horse Show também recebe no domingo, 15, a partir das 15h30, o 1º de um circuito de oito GPs, válidos pelo ranking da categoria senior da Confederação Brasileira de Hipismo, série de mais alto rendimento da modalidade.
Está certa a premiação mínima de 80 mil reais a cada GP que será complementada por um bônus extra de 25 mil reais oferecido pela CBH. Com investimento extra de R$450 mil, ao final da temporada 2012, o ranking distribuirá 250 mil reais em espécie aos seis melhores colocados.
“Esse circuito vai permitir uma armação de nível elevado para cada vez mais aproximar o hipismo nacional das dificuldades encontradas no circuito europeu”, observou Hélio Pessoa.
A cada ano, o circuito investe no fomento à base do esporte, integrando a plataforma da Oi de promover o desenvolvimento do hipismo no Brasil. Além do Brasil Horse Show Tour, a Oi patrocina também o Athina Onassis Horse Show, maior evento hípico da América Latina e que colocou o país na rota dos grandes circuitos internacionais.
O Oi Brasil Horse Show Tour 2012 tem organização do Grupo Aktuell, através da Vibra Branding Esportivo, que coordena a concepção e realização de toda a parte esportiva, e da Aktuell, que está à frente no que tange à estratégia, posicionamento, ativação de marcas, identidade visual e produção em geral. O evento tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Oi e conta com apoio da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Hipismo.
Etapas do Oi Brasil Horse Show 2012
1ª Etapa – 13 a 15 de abril – Sociedade Hípica Brasileira / Rio de Janeiro
2ª Etapa – 11 a 13 de maio – Hotel Portobello – Mangaratiba/Rio de Janeiro
Etapa Final – 29 e 30 de junho e 1º Julho – Clube Hípico de Santo Amaro / São Paulo
Programação Oi Brasil Horse Show Tour – 1ª Etapa
14/04 – Sábado
12h – Children – 1.20m
13h30 – Observatória Olímpica (1ª passagem) – 1.60m
15h – Observatória Olímpica (2ª passagem) – 1.60m
16h30 – Medium Tour – 1.35m
15/04 – Domingo
10h30 – Children – 1.20m
12h – Amador – 1.20m
15h30 – GP Oi – 1.50m