Montando o cavalo mais velho da competição, o puro sangue irlandês Flexible de 16 anos, o norte-americano Rich Fellers largou na frente na 1ª parcial da 34ª Final da Copa do Mundo de Saltos na Brabant Hall em ´s Hertogenbosh, nesse quinta, 19/4, na Holanda. Richard e Flexible fizeram pista limpa em 60s29 na prova de caça (faltas convertidas em tempo), a 1.50 metro, uma marca imbatível para os demais 36 concorrentes. O 2º posto foi para o top suíço Steve Guerdat com Nino des Buissenet, 61s94, seguido pelo belga Rick Hemeryck com Quarco de Kerambus,62s66, ambos sem faltas.
Rich Fellers e seu Flexible rumo à vitória em Brabants Hall em s´Hertogenbosh na Holanda ; foto: FEI/Kit Houghton
Pelas cores do Brasil, em sua primeira participação em final de Copa do Mundo, o jovem talento carioca Luiz Francisco de Azevedo, 26, com Special, registrou somente um derrube fechando em 68s50 na 17ª colocação. Enquanto o também estreante paulista, Pedro Muylaert, o Pepê, 27, com seu Ducati fechou em 90s34, computadas 4 faltas. Pela manhã, sempre competitivo, Luiz Francisco, o Chiquinho, garantiu a 3ª posição com sua Audácia Santa Cecília em prova a 1.40 metro, disputa paralela à Copa do Mundo.
Francisco Azevedo, o Chiquinho, com seu Special em clique de arquivo; crédito: Beatriz Cunha
Ao todo dez dos 37 participantes fizeram pista limpa. “Foi um percurso muito bom para esse início de disputa. Não tinha nada que pudesse confundir os cavalos”, destacou o 2º colocado Guerdat. O vencedor Fellers destacou as qualidades do seu cavalo Flexible, que esteve afastado das pistas devido a uma lesão e, mais uma vez, mostrou ter voltado à plena forma. “O Flexible é um cavalo muito forte, me faz muito feliz e está sempre aprendendo e melhorando a cada ano”, destacou o vencedor norteamericano.
A 2ª parcial da Final da Copa do Mundo acontece nessa sexta-feira, 20/4, a partir das 19h00 horário local e grande Final, no domingo, 22, a partir das 14h00.
Fatos e feitos
37 competidores de 19 países largaram na Rolex FEI World Cup Jumping 2011/2012 Final
Sagrou-se vencedor do norte-americano Rich Fellers com o garanhão irlandês Flexible
Flexible também levou o vice-campeonato na Final da Copa do Mundo em Gotemburgo em 2008 e seu pai,o garanhão irlandês Cruising, foi vice-campeão em 1999, atrás do brasileiro Rodrigo Pessoa com seu Baloubet du Rouet.
Ordens de entrada e resultados – clique aqui
CBH com Brasil Hipismo com infos FEI / Louise Parkes