Instituída como modalidade oficial sob a chancela da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) no segundo semestre de 2009, já foram diversos os concursos de Atrelagem em solo nacional. Paralelamente, Carolina Borja, presidente da Associação de Brasileira de Atrelagem (ABRAT) e diretora da modalidade na CBH, começa a garantir as primeiras participações internacionais defendendo o Brasil.
Pura emoção na maratona: uma das modalidades da Atrelagem; foto: cedida
Em final de janeiro, Carolina, filha de Claudio Borja, um dos introdutores da modalidade no país, veterinária e ex-amazona de salto, competiu com sucesso em um concurso no Chile. Entre 13 e 15 de abril, Carol deu um passo ainda maior competindo no Concurso Internacional de Atrelagem CAI-B em Vejer de la Frontera, tradicional polo hípico no sul da Espanha, evento válido como seletiva rumo à Copa do Mundo de Atrelagem 2012, em Portugal, em setembro próximo.
Carol Borja durante a emocionate e belíssima prova de maratona no sul da Espanha; foto: cedida
"Apesar de ter chegado somente quatro dias antes do concurso e ter competido com um cavalo que conhecia há tão pouco tempo, consegui a classificação nas provas de cones e maratona. Agora falta somente o índice no adestramento para eu participar do Campeonato do Mundo em setembro", comemora Carol.
Carol executa com sucesso a prova dos cones; foto: cedida
Adestramento também é uma três modalidades em uma competição de Atrelagem; foto: cedida
"Acredito que vamos conseguir. Mas acho que o mais importante de tudo é que a atrelagam era a única modalidade oficial da Federação Equestre Internacional (FEI) que faltava na CBH e essa foi a primeira vez que o Brasil mandou um competidor a um concurso como este, na Europa, berço do esporte."
Linha de partida da elegante e tradicional competição
Vem aí a Copa Legendário de Atrelagem
Dando prosseguimento ao fomento da modalidade no país, o Haras dos Sonhos em Boituva (SP), recebe, em 5 de maio, a Copa Legendário de Atrelagem. Serão disputadas dois tipos de provas: mini maratona e maneabilidade,, respectivamente, para duas e 19 categorias, variando de acordo com a idade e nível dos competidores e número de animais por atrelagem com 1, 2 ou 4 cavalos.
Serviço
Copa Legendário de Atrelagem
5 de maio - a partir das 9h00
Haras dos Sonhos - Estância Moinhos de Vento
Bairro do Retiro - Boituva – SP
Veja mapa no site www.harasdossonhos.com
Fonte: CBH - Carola May; fotos: divulgação/cedidas