O GP Bradesco Private Bank – Cidade de Porto Alegre garantiu momentos com o esporte de mais alto nível na Sociedade Hípica Porto Alegrense no 44º The Best Jump, na tarde desse domingo, 6/5. Com transmissão ao vivo pelo Sportv, 40 concorrentes largaram na disputa a 1.50 metro, em que 14 habilitaram-se ao desempate dentre os quais quatro brasileiros na corrida por 200,500 mil reais em premiação. Mas, ao final, a Alemanha dominou o placar com Hans Thorben Rüder, campeão, e Tim Rieskamp Goedeking, vice.
Com muita categoria, Hans Thorben e sua Orlanda 27 cruzaram a linha de chegada sem faltas na excelente marca de 39s73, batendo o tempo do conterrâneo Tim com Corvin 18, que havia registrado 41s32.
Hans Thorben Rüder e sua Orlanda rumo à vitória em terra brasileira
“Na Copa das Nações nossa equipe (3ª colocada) não foi muito bem, mas hoje deu para a gente se recuperar. Todas as condições estavam favoráveis, desde a distensão até a pista e pude tirar o melhor da minha égua”, destacou o campeão Hans Torben, bastante emocionado. “Estou realmente impressionado com qualidade do Concurso. Agradeço muito a oportunidade ter vindo ao Brasil e espero voltar”, complementou o top alemão de 37 anos que está entre os candidatos a uma vaga na equipe alemã em Londres 2012.
Destaque também para o chileno Carlos Milthaler, que na sexta-feira havia garantido o índice para os Jogos Olímpicos 2012, e emplacou na 3ª colocação com As Hyo, sem faltas, em 41s7.
O trio de vencedores: os alemães Tim, Hans Thorben e Carlos, melhor sul-americano no GP
Em 4º lugar chegou o francês Aymeric Azzolino apresentando Looping D´Elle, pista limpa, 43s08. Já o 5º posto coube a Dominique Joassin montando Dark de la Hart, sem faltas, 43s96, pela Bélgica. E, finalmente, na 6ª colocação aparece novamente a Alemanha com Torben Kohlbrand montando Contender, sem faltas, 45s17.
Já o melhor o resultado brasileiro foi de um representante da casa o jovem talento gaúcho Daniel Anicet com seu Calypso, 7º colocado, também sem faltas, em 45s58.
Daniel e seu Calypso levantaram a torcida gaúcha e brasileira na pista de grama da tradicional Sociedade Hípica Porto Alegrense
Também pelas cores do Brasil, César Almeida no dorso de Vanity Império Egípcio registrou o 2º melhor tempo do desempate, 40s16, mas com uma falta no último obstáculo terminou na 9ª colocação, e Francisco Musa com seu Brasileiro de Hipismo Premiere Xindoctro Método, finalizou em 10º, um derrube, 42s35.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação, entre outros, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente de honra do The Best Best, José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, João Albino, diretor do Bradesco Private Bank e João Massaferro, presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres.
João Massaferro, presidente da FGEE, João Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, o anfitrião Jorge Gerdau Johannpeter, José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, João Albino, diretor do Bradesco, com o campeão Hans Thorben Rüder e Carlos Milthaler, 3º colocado
Alto nível técnico
A 44ª edição do The Best Jump – Concurso de Saltos Internacional Cidade de Porto Alegre, promovido pela Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Equestre Internacional (FEI), reuniu cavaleiros e amazonas do Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Venezuela, Equador, Portugal, Alemanha, Bélgica e França. A mais tradicional competição da América Latina também teve, pela primeira vez, uma Copa das Nações com competidores da Europa participando com cavalos próprios.
O anfitrião Jorge Gerdau, o mestre de cerimônias Pedro Cebulka, os medalhistas pan-americanos Bernardo Alves, Karina Johannpeter, ao lado de Nando Miranda, grande vencedor do Prêmio Todeschini em 5/5, e Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH; foto: Brasil Hipismo
No total foram trinta provas, entre nacionais e internacionais, com a distribuição de R$ 550 mil de premiação aos vencedores, elevando a competição para a categoria quatro estrelas. O GP Bradesco Private Bank Cidade de Porto Alegre,valeu como etapa seletiva da Liga Sul-americana rumo à Final da Copa do Mundo 2013 na Suécia e também como segundo de um total de oito GPs na corrida pelo ranking brasileiro senior em 2012.
Saldo positivo
Nos cinco dias de competição a organização calcula que mais de 15 mil pessoas assistiram as provas, visitaram as feiras, exposições e a praça de alimentação. Para a presidente da Sociedade Hípica Porto Alegrense, Maria Luisa Amodeo Daiello, o espetáculo foi completo. “A edição deste ano superou as nossas expectativas, com tudo saindo a contento agradando competidores e o público”, disse Daiello. Já o presidente da FGEE, João Mazzaferro destacou o nível técnicos dos conjuntos. “Com a presença dos europeus ficou comprovado o bom nível dos nossos competidores, que puderam disputar as provas em igualdade de condições e até mesmo os superando, como foi o caso da Copa das Nações em que ficamos com a prata, perdendo apenas para a França”, observou.
Leandro Giunchetti, Totty Miranda, Stefan Barcha, Caio Sérgio e Zé Luiz de Carvalho, Felipinho Juares, Bernardo Alves e Francisco Musa em clique no reconhecimento de pista
Com muita dedicação os jovens cavaleiros e amazonas da Escola de Equitação da Sociedade Hípica Porto Alegrense fizeram bonito na cerimônia de premiação; foto: Brasil Hipismo
Resultado completo – clique aqui.
CBH com a fonte: Brasil Hipismo Carola May com Priscila Caruso e froes, berlato associados Neus Froes e Paulo Ricardo Fontoura; fotos: froes berlato / divulgação, Marcuso Varella/ Horseback e Brasil Hipismo