Valeu a experiência no Campeonato Brasileiro Master 2012, no Chevals – Centro Hípico Vale do Sol, nos arredores da capital mineira, de 1 a 3/6. Na categoria aberta a cavaleiros e amazonas não profissionais acima de 40 anos estavam em jogo quatro títulos: Master B, 1 m, Master A, 1.10 m, Master, 1.20 metro e Master Top, 1.30m e altura.
No sábado, 2, foi dia de decisão das equipes com ouro para vitórias de São Paulo e duas pratas para Minas Gerais com direito a muita comemoração, happy hour e música ao vivo.
Ouro para o time São Paulo e prata para Minas Gerais no acirrado páreo das equipes na categoria Master B
A grande final individual marcou o ensolarado domingo de muita disputa. Foram três ouros para Minas Gerais com Rômulo Rocha com Chronic JMen, campeão master B, Anderson Lambertucci, Master, Marcos da Silva Fernandes, Master Top, e por São Paulo, Emyr Diniz Costa Junior, Master A.
Mais uma vitória para os Masters de São Paulo na série 1.10 metro e prata para o time do Estado anfitrião
Confira os detalhes da disputa individual.
Rômulo Rocha é campeão é o campeão Master B
Dos oito conjuntos empatados sem faltas no sábado, cinco chegaram ao final nas mesmas condições. O emocionante desempate teve como vencedor o mineiro Rômulo Rodrigues Rocha, titular do Chevals, e Chronic JMen em 31s49, pista limpa. O vice-campeão também é prata da casa: Carlos Alberto Sá Grise chegou em 32s59 com Come Back, sem faltas. Estela Lemos de Camargo com Talismã foi a 3ª colocada no desempate, zero, por São Paulo. Também por São Paulo, Miriam Maffei fez o melhor tempo com seu Watteau, 30s65, com um derrube no último obstáculo, terminando na 5ª colocação. Completaram o pódio Tania Maia Ferreira e Ifs de Brasília na 4ª colocação com zero, 39s17, e em 6º lugar, Rômulo Rocha com sua outra montaria, Cinnamon Chevals, com um ponto perdido na última prova.
Emyr Diniz Costa Junior é ouro no Master A – 1,10 metro
São Paulo ocupou nada menos que as quatro primeiras posições do pódio em BH. A decisão do título brasileiro também foi em um desempate com dois competidores zerados. Lidison Leopoldo Elia Aranha e Moicano entraram primeiro e arriscaram tudo. Fizeram o excepcional tempo de 28s24, porém com 4 pontos, ficando com o vice-campeonato. Emyr Diniz Costa Junior com Enadine Tok foram campeões em 31s25, sem faltas.
Outro desempate definiu o 3º colocado entre três competidores com 4 pontos. Voando baixo o atual campeão paulista da categoria, Ricardo Leoni Maffei, foi o mais rápico com NM Missioneiro, zero faltas, 27s70. André Moron Neto e Calais ficaram com a 4ª colocação, 29s03, sem penalidades. o 5º posto foi para José Ilceu Gonçalves Rodrigues, de Minas Gerais, eliminado no desempate com QH Ukulala de la Brulotte. Na 6ª colocação, o paulista Carlos Antonio Pena fez 5 pontos no último dia com Ana Belle do Oriente.
Anderson Lambertucci mais uma vez vence no Master – 1,20m
Demonstrando o alto nível técnico da competição outra decisão foi levada ao desempate com cinco concorrentes sem nenhum ponto perdido. Também neste percurso nenhum deles fez faltas. O multicampeão Anderson Lambertucci mais uma vez foi ouro por Minas Gerais em 37s69, montando Nutreal Tom Cruise Palinskan JMen. Com Nutreal Take Away, Anderson ficou com a 4ª posição em 40s26, já que não é permitido o acúmulo de títulos até o 3º posto.
Lourenço Biagi, campeão paulista Master 2012, ficou com o vice-campeonato montando Transwaal Calvados, em 39s44. Alexandre Gorberg e Amareto levaram a medalha de bronze para o Rio de Janeiro, 40s33. Seu compatriota Marco Alho terminou na 5ª colocação em 40s39, saltando Aclaro Joter. O 6º lugar foi dividido por quatro atletas com 4 pontos perdidos, sendo três paulistas: Vanessa Blaauw / Lafaiete HV, Ricardo Nunes Eliezer / Rosalia JMen, Liliana Cordeiro Marinho / Wereldfee Lukarmona Sports. Pelo Rio de Janeiro, Alexandre Gorberg foi 6º com sua segunda montaria, Continue.
Marcos Fernandes vence de ponta a ponta no Master Top
Único zero em todos os percursos, Marcos da Silva Fernandes fez valer sua experiência com Ivvy Xango sagrando-se campeão Master Top 2012. Assim como ele, os outros quatro primeiros classificados defendem as cores da bandeira mineira. A categoria Master Top é a única aberta também a profissionais.
Rodrigo Sarmento com Quantum do Feroleto foi o vice-campeão com 4 pontos, e 4º colocado montando Calvorado JMen, ao lado do campeão Marcos e Inspectro Tok, empatados com 12 pontos. Sérgio Mourão e Laron ficaram com o bronze com 5 pontos perdidos, e o paulista Ricardo Guida Fernandes foi o 6º colocado montando Astor, 13 pontos.