No sábado, 30/6, o mini GP Governo do Estado do Rio de Janeiro agitou a final do Oi Brasil Horse Show Tour 2012 a 1.35m, no Clube Hípico de Santo Amaro, com 51 afiados concorrentes. Vinte deles conseguiram pista limpa na 1ª passagem do percurso armado pelo britânico Bob Ellis, course-designer nas Olimpíadas de Londres 2012.
Ao final, venceu a experiência. O cavaleiro top mineiro Pedro Paulo Lacerda repetiu o zero no desempate com a jovem égua Inquest do Feroleto Cepel JL Sítio Chuin, campeã em 2011 da categoria Cavalos Novos 7 Anos, no tempo de 41s56. “Eu entrei logo no início, imprimi um bom ritmo sem exagerar, uma vez que a minha égua ainda é muito nova, e acabei superando outros fortes candidatos. Eu tinha muita vontade de terminar a final do circuito com uma vitória”, comemorou Pedro Paulo, que monta Inquest desde os 4 anos de idade.
Com toda maestria, Pedro Paulo conduziu a jovem Inquest à vitória
Apenas mais um conjunto foi capaz de zerar o desempate dentro do tempo. Beatriz Lara Resende com Coradino conquistou o 2º posto geral em 45s94, por São Paulo, e o 1º lugar na categoria Amador Top.
A sempre competitiva Beatriz Lara Resende, vice com Coradino
Dois conjuntos terminaram sem faltas porém com excesso de tempo. Com um ponto perdido, o jovem carioca Victor Marino Luminati com Cargino Z ML ficou com a 3ª colocação em 50s18. Na 4ª posição a amazona baiana Lívia Mendonça Neves montando Olympi JL Sítio Chuin fez 2 pontos por excesso, em 51s59.
Victor Marino Luminati em clique perfeito com Cargino Z ML
Vencedor da primeira prova a 1,35 metro, Thiago Rhavy de Sá e Silva, foi o mais rápido. Montando Cordina ele cometeu uma falta em 37s14, ficando uma posição atrás de sua namorada, Lívia.
O sorriso de Lívia Neves no dorso do belo Olympi
Completaram o placar Rodrigo Sarmento e Calvorado JMen na 5ª posição, seguidos pela carioca Joana Valente com Cavalleria Toscana Quastar CR no 6º lugar, um derrube, 40s06. O conjunto foi campeão do mini GP na 1ª etapa do Oi BHS no Rio.
O evento foi transmitido ao vivo pelos sites Brasil Hipismo e Oi Brasil Horse Show, e o Grande Prêmio no domingo, 1/7, foi televisionado ao vivo pelo canal Sportv.
O jovem Thiago Rhavy recebe os cumprimentos de Marcelo Blessmann
Organização e concepção
A edição 2012 do Oi BHST conta com uma premiação total de R$ 555 mil e o investimento para a realização das três etapas do evento é de R$ 6 milhões. O Oi BHST é também observatório para o Oi Athina Onassis Horse Show, maior evento de hipismo da América Latina, entre 24 e 26 de agosto no Rio de Janeiro.
O evento tem a organização do Grupo Aktuell, através da Vibra Branding Esportivo, que coordena a concepção e realização da parte esportiva, e da Aktuell, que está à frente da estratégia, posicionamento, ativação de marcas, identidade visual e produção em geral. O evento tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Oi e apoio da Confederação Brasileira de Hipismo, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Hipismo.