Grande novidade da 8ª edição do Oi Brasil Horse Show Tour 2012, a categoria Children, para jovens entre 12 e 14 anos, consagrou o jovem Vittorio Burger campeão do circuito, e sua irmã, Paola Burger, como vice-campeã, ambos pelo Rio de Janeiro.
Ao término acirradas disputas, os atletas ainda tiveram o privilégio de conversar com o armador britânico Bob Ellis e ouvir preciosas dicas. Ele é o responsável pelos percursos da última etapa do Oi BHST e também das Olimpíadas de Londres, além de inúmeros concursos internacionais de grande porte.
O campeão Vittorio divide o peso de seu troféu com Bob Ellis, ao lado da vice-campeã Paola e da campeã Mundial FEI Children Sarah
Outros jovens talentos também se destacaram nesta etapa final, disputada no Clube Hípico de Santo Amaro. Na primeira prova de sexta-feira, 29/6, o cavaleiro de São Paulo Henrique Tortorella saiu-se melhor que seus 15 rivais, vencendo o desempate com Caprice RT em 42s44, pista limpa. Com 44s38 e zero faltas, a amazona paulista Maria Julia Gubeissi e seu Chan Balun JMen levaram a 2ª colocação. O campeão Vittorio e Cheeze Z terminaram em 3º sem faltas, 46s69 e Paulo com Victor fez 4º, sem faltas, 48s23.
Henrique com seus pais, ao lado de Yves e Erica Sportiello, Antonio Manoel Lopes Sanches e Plínio Soares Junior. Zeca Palhares segura o cavalo
Na manhã de sábado, 30/6, o clima esquentou com a finalíssima. A definição do campeonato aconteceu na prova Vibra Branding Esportivo, com obstáculos a 1.20m e o pódio foi 100% paulista. O vencedor da prova foi David Rittner Gregori com Gimmy D’Alvorada que zerou em 65s35. “Para mim esse torneio é o melhor do Brasil. Além das ótimas condições, a pista foi muito bem armada pelo Bob Ellis”, explicou David.
David com Sarah Vasconellos, a campeã mundial FEI Children 2012, e seus familiares
Em 2º lugar chegou Giovanna Amorim com SH Vulcan VDL, pista limpa em 65s70. Henrique Tortorella também terminou sem faltas, 66s61, na 3ª colocação, garantindo o 4º posto no pódio final. “Estou super satisfeito com o desempenho da Caprice. Salto com ela há um ano e os resultados estão melhores a cada prova”, contou Henrique Tortorella, 13 anos, que começou no esporte aos nove. Completaram o pódio Vittorio em 4º e Paola em 5º.
O pódio final
Nascido em Londres mas brasileiro de coração, Vittorio Burger liderou o campeonato desde a primeira etapa e mantendo a regularidade garantiu o troféu com 108 pontos. “Foi o que eu sempre quis desde o início, vencer o campeonato. Trabalhei muito para isso”, disse o jovem ginete, levado para o esporte pela irmã, Paola. Paola também teve excelente performance durante o circuito e conquistou a medalha de prata com 97,5 pontos.
Clique perfeito de Vittorio e Cheeze
A dupla campeã agora se preparara para o Campeonato Brasileiro de Salto Mirim, em julho, que é também a etapa final da seletiva para o Campeonato Sul-Americano. Mas também tem um outro objetivo: o Oi Athina Onassis Horse Show, entre 24 e 26/8. “Vai ser na Sociedade Hípica Brasileira, onde nós montamos. Quero muito dar o meu melhor e vencer”, destacou Vittorio.
Na 3ª colocação geral, mais uma representante carioca: Carolina Nehrer terminou o circuito com 90,5 pontos.
Carolina comemora com a família
A amazona Sarah Vasconcellos, atual campeã mundial individual e por equipes do FEI Children’s International Classics Final, prestigiou o evento e entregou os prêmios da categoria. “Conheço os participantes e todos montam muito bem, são grandes competidores, com chances de disputar e até vencer a próxima edição do mundial”, contou Sarah.
“Fiquei muito feliz quando soube que o Athina deste ano teria a categoria mirim, pois cheguei a escrever uma carta para o Doda (cavaleiro olímpico e idealizador do evento) com esse pedido. Para a gente é um grande incentivo participar do maior evento de hipismo do país e um dos melhores do mundo. Infelizmente não poderei saltar porque mudei de categoria, mas vou torcer pelos meus amigos”, ponderou Sarah, que esse ano concorre na categoria Pré-junior.
Sarah Vasconcellos em entrevista à equipe do Brasil Hipismo
Organização e concepção
A edição 2012 do Oi BHST conta com uma premiação total de R$ 555 mil e o investimento para a realização das três etapas do evento é de R$ 6 milhões. O Oi BHST é também observatório para o Oi Athina Onassis Horse Show, maior evento de hipismo da América Latina, entre 24 e 26 de agosto no Rio de Janeiro.
O evento tem a organização do Grupo Aktuell, através da Vibra Branding Esportivo, que coordena a concepção e realização da parte esportiva, e da Aktuell, que está à frente da estratégia, posicionamento, ativação de marcas, identidade visual e produção em geral. O evento tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Oi e apoio da Confederação Brasileira de Hipismo, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Hipismo.
O evento foi transmitido ao vivo pelos sites Brasil Hipismo e Oi Brasil Horse Show, e o Grande Prêmio no domingo, 1/7, foi televisionado ao vivo pelo canal Sportv.
Vittorio nas lentes da equipe da Globo que transmitiu ao vivo o Grande Prêmio Oi pelo canal Sportv
Classificação Final Oi BHST 2012 – Children
1º Vittorio Burger – 108 pontos
2º Paola Burger – 97,5 pontos
3º Carolina Nehrer – 90,05 pontos
4º Henrique Tortorella – 84,5 pontos
5º Maria Julia Gubeissi – 57,5 pontos
6º Julia Kadomoto – 56,5 pontos