Nada menos que oito federações estiveram representadas este final de semana no Haras Manoel Leão para disputar o título do Campeonato Brasileiro de Escolas, de 6 a 8/7, na região de Ribeirão Preto, a Califórnia brasileira, no interior paulista. A competição é aberta jovens talentos e inciantes no esporte sem limite de idade.
Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Brasília, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo mandaram 122 conjuntos para a disputa individual e por equipes nas alturas 0,80 e 0,90 metro. Os percursos foram assinados pelo armador Moisés Silva Pereira, de Brasília, e julgados pelo juiz internacional Pedro Luiz Cordeiro, de São Paulo.
Equipe de Minas Gerais campeã da Série Principal; foto: Rafael Coli
O Haras Manoel Leão, como sempre, recebeu a todos com muita hospitalidade, abrindo suas instalações de primeira linha para os inciantes no Salto competirem lado a lado com cavaleiros mais experientes que saltaram o Concurso de Salto Nacional, realizado em paralelo. Um show com Pamela Paz e Denilson ainda animou a noite de sábado.
Show de Paloma Paz e Denilson com a participação do público infantil; foto: Agência Ideia
Confira todos os detalhes da disputa e clique aqui para ver o resultado completo.
Julia Serra sagra-se campeã na Série Principal
A carioca Julia Mathias Serra conseguiu uma extraordinária regularidade com Gerânio e levou a medalha de ouro na série Principal - 0,90m. Subindo ao pódio nos três dias de prova, ela não perdeu nenhum ponto no campeonato, assim como a representante do Mato Grosso do Sul, Milena Medeiros. O título foi decidido entre as duas amazonas em um desempate ao tempo ideal. Julia conseguiu a marca de 0s12 de aproximação do tempo ideal, ficando com o título. Milena e Samile S terminaram com um diferencial de 1s07 e levaram a medalha de prata. Ambas zeraram o percurso.
Julia Mathias Serra com Gerânio comemora sua conquista; foto: Rafel Coli
Ao final dos três dias de concurso, sete conjuntos computaram um ponto perdido e decidiram em um desempate qual deles levaria o bronze. E ele foi para Minas Gerais, com Letícia Alcântara Mello Zambaldi e Pegasus, 0s40 de aproximação. No 4º posto ficou outra atleta sul matogrossense, Ana Beatriz Dantas Guimarães, que montou Vem Comigo, 0s77 no desempate. Em 5º lugar, mais uma amazona de Minas Gerais: Bruna Santos Netto Malta com Yolanda, 1s03. Completando o pódio final, Pedro Igor Cabral montando Lady Grecy de Brasília, 1s32. Todos os conjuntos fizeram pista limpa.
Comemoração no pódio da série Principal; foto: Rafael Coli
Entre as equipes, a vitória foi para Minas Gerais. Ana Coutinho Pereira / Spencio, Rafaela Urbino Phelipe / LM Girl, Bruna Santos Netto malta / Yolanda, Renata Campos Teixeira / Tema Itapuã e Laura Jacomett Fonseca / Hemon levaram a taça com três pontos perdidos.
O Mato Grosso do Sul ficou com a prata com 5 pontos perdidos. Integraram a equipe Gabriela Chaves Thomaz / GT Gafanhoto, Julia Modeli / Ghendalf, Giovanna Hidalgo de Almeida / Babaloo, Milena Medeiros / Samile S e Ana Beatriz Dantas Guimarães / Vem Comigo.
Jovens talentos das Minas Gerais garantiram ouro, prata foi para o Mato Grosso do Sul e bronze para o Rio de Janeiro; foto: Rafael Coli
Computando nove pontos perdidos os cariocas ficaram com o bronze. Seus atletas: Lucas Pimentel / Condessa de Niterói, Gabriella Rodrigues / Geranio, Ricardo Dornellas Nunes Rocha / Ula Itapuã, João Pedro Nogueira / Xitara e Flavia Ramalho de Souza / Adel Call Joter.
Ouro para Beatriz Silva na Série Intermediária
Com zero pontos perdidos no campeonato, seis conjuntos foram para o desempate decisivo do título brasileiro da Série Intermediária - 0,80m. São Paulo levou a melhor com Beatriz Lopes da Silva e Tornado. O conjunto campeão teve apenas 0s20 de aproximação do tempo ideal, dando continuidade a sua performance impecável durante todo o campeonato.
Tornado e Beatriz saltam para a vitória em Ribeirão Preto; foto: Rubens Silva / Facebook
Deborah Frauches Chaves e Nickel Star foram os vice-campeões por Minas Gerais em 0s58 com pista limpa. O 3º lugar foi para outra amazona de São Paulo, Sara Fortes Cavalcante Gomes montando Boneca Preta, em 2s03, um ponto perdido por ficar abaixo da faixa de tempo.
Completando o pódio deu Mato Grosso do Sul na 4ª colocação. Montando Sabonete, João Pedro Goes Martinelli teve 0s39 de aproximação com uma falta. Em 5º lugar, Luciana Stavicki e Cinamon também tiveram um derrube no desempate, em 0s48. Giovanna Miquelete e Ariel ficaram no 6º posto com 20 pontos perdidos no desempate em 9s53. Giovanna e Lucianna representam São Paulo.
Pódio final da Série Intermediária em clique para a posteridade; foto Rafael Coli
O estado do Mato Grosso do Sul foi campeão entre as equipes. Totalizando somente dois pontos perdidos Amanda Lopes Boos / Bela Dona, João Pedro Goes Martinelli / Sabonete, Lucas Rodrigues de Souza / Vem Comigo, Ana Carolina Liston / Babaloo e Luiza Franca Zortea / Sereia levaram a medalha de ouro.
Também com dois pontos perdidos no campeonato, a equipe paranaense ficou com o vice-campeonato pelo critério de desempate. Gustavo Melantonio / Ping Pong, Isadora de Felix Bibas / Tico Tico, Camila Bonsanino Machado / Larami, Mariana Gomes de Santi / Aragog e Mayra Peter de Rocha Loures / Diego Nutrimental compuseram a equipe.
As equipes do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo festejam no pódio do Haras Manoel Leão; foto: Agência Ideia
Totalizando 4 pontos perdidos, os jovens talentos de São Paulo Giovanna Miquelete / Ariel, Geraldo de Melo Campos / Aquiles, Lucas de Lucca / SL Incrita, Julia Guarnieri / Brut e Felipe Mazuco / Land Oliver do Feroleto conqusitaram a medalha de bronze.