Tempo bom e muitas emoções marcaram o domingo, 22/7, na Sociedade Hípica Catarinense, na bela cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. As emoções correram por conta da grande final do Campeonato Brasileiro nas categorias Mirim, Pré-junior, Junior e Young Rider, que começou em 20/7.
A categoria mirim, a 1.20 metro, é aberta a jovens entre 12 e 14 anos, Pré-junior, a 1.30 metro, entre 14 e 18 anos, Junior, a 1.40 metro, entre 14 e 18 anos, e Young Riders, 1.45 metro, entre 16 e 21 anos.
O belo voô de Watson e João Victor de Lima, conjunto campeão brasileiro junior 2012, em Floripa; foto: Sociedade Hípica Catarinense
Em três dias de provas, com o sábado reservado pra descanso dos cavalos e cavaleiros, a juventude hípica nacional mostrou seu melhor em um total de cinco percursos, dos quais três valeram também para a disputa por equipes em que São Paulo dominou o placar com quatro ouros.
Entraram em pista em Florianópolis 120 jovens talentos de nove federações: Amazonas, Brasília, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Conheça os mais novos campeões. Para conferir o resultado completo, clique aqui.
Guilherme Foroni leva o ouro no Young Rider
Dois Guilhermes e um Filippo levaram São Paulo ao alto do pódio do Campeonato Brasileiro Young Rider 2012. Brasília dominou da 4ª à 6ª colocação.
O campeão do ranking brasileiro Junior 2009 e bicampeão do ranking junior 2009 e 2010, Guilherme Foroni e seu EF Bartholomeu, vêm aprimorando cada vez mais sua performance. No ano passado, o conjunto venceu seu primeiro Grande Prêmio no Helvetia Riding Center durante o Top Riders 2011. Agora, o título brasileiro acrescenta mais uma estrela ao seu vasti currículo. Guilherme e Bartholomeu computaram 13 pontos perdidos ao longo do campeonato e venceram duas das três provas.
Já o premiado pernambucano radicado em Sao Paylo Guilherme Saraiva, bicampeão do ranking brasileiro mirim 2006, 2007, pré-junior 2008 e duas vice-campeão brasileiro junior 2009 e 2010, e QH Sarina chegaram logo atrás com 15,38 pontos perdidos conquistando o vice-campeonato. Filippo Ferrantelli foi o 3º colocado com 20,84 pontos, sobre o dorso de Contexto Corlanda JMen. Confira o pódio.
Pódio final Young Rider - 24 conjuntos
Campeão Guilherme Dutra Foroni / EF Bartholomeu - FPH - 13 pp
Vice Guilherme Saiva de Moraes Filho / QH Sarina - FPH - 15,38 pp
3º Filippo Ferrantelli / Contexto Corlanda JMen - FPH - 20,84 pp
4º Kitaro Baldaia Benfica / Contendro - FHBr - 21,53
5º Iago da Silva Almeida Xavier / Anouska Van de Fruitkorp - FHBr - 21,69
6º Kitaro Baldaia Benfica / Tenesse Sanol Dog Protécnica - FHBr - 24,18
João Victor Lima chega na frente no Junior
E chegou a vez de João Victor de Lima vencer o Campeonato Brasileiro em seu ano de estréia na categoria Junior. O jovem talento amazonense que representa São Paulo já conquistou inúmeras provas importantes, entre elas o bronze individual do CSIO da Juventude em 2011, além da participação no Mundial em Hong Kong no mesmo ano.
João Victor com QH Watson e Fernando Penteado com seu Arriminum TW vinham empatados sem nenhuma falta até o último e decisivo percurso, quando João fez apenas uma falta e Fernando, campeão sul-americano junior 2011 entre inúmeros outros títulos, teve dois derrubes, ficando com o vice-campeonato.
Pelo Rio de Janeiro, a sempre competitiva Carolina Drummond, campeã brasileira mirim 2009 e pré-junior 2011, e Lala de la Hurie terminaram na 3ª colocação com 15 pontos perdidos.
foto: Grace Carvalho / Hipics
Pódio final Junior - 21 conjuntos
Campeão João Victor Castro Aguiar Gomes de Lima / QH Watson - FPH - 4 pontos perdidos (pp)
Vice Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW - FPH - 8 pp
3º Carolina Drummond / Lala de la Hurie - FEERJ - 15 pp
4º Gabriel Figueiredo Silva Cury / SH Just Like Heaven - FPH - 19 pp
5º Francisco de Arruda Camara Neto / MV Fape Casey - FEERJ - 23 pp
6º Luis Antonio Piva Filho / Noble Carthago - FPH - 24 pp
Giulia Scampini ocupa o alto do pódio da categoria Pré-junior
Atual campeã paulista pré-junior, vice-campeã paulista mirim 2011, bicampeã do ranking paulista e brasileiro mirim 2010/2011, campeã paulista mirim e brasileira de amazonas 2010. Essas são as principais conquistas da premiada amazona paulista Giulia Scampini, acrescidas agora do título brasileiro da categoria Pré-junior 2012. Montando HRC Keep on Fighting, Giulia teve apenas um ponto perdido no último percurso do campeonato.
Giulia Scampini mostra o sorriso da vitória sobre o dorso de Keep on Fighting; foto: multicavalos
Rafael Moderno, campeão paulista mirim 2011, o também honrou as cores de São Paulo saltando RRM Stakkarta. Somando dois pontos perdidos por excesso de tempo, ele conquistou o vice-campeonato.
O 3º lugar foi decidido em um desempate entre três concorrentes com 4 pontos perdidos. Com 40s40 e uma falta, outra premiada amazona paulista levou a medalha de bronze: Patsy Zurita montando Singular Longane de Laubry. O 4º posto foi para a Bahia com Christine Mattos Alves e Boomerang, 8 pontos no desempate em 38s34. Alberto Sinimbu com GR Armani, 12 pontos em 46s61, foi o 5º colocado por Goiás.
foto: Grace Carvalho / Hipics
Pódio final Pré-junior - 35 conjuntos
Campeã Giulia Dal Canton Scampini / HRC Keep on Fighting - FPH - 1 pp
Vice Rafael Rodrigues Moderno / RRM Stakkarta - FPH - 2 pp
3º Patsy Mourão Zurita / Singular Longane de Laubry - FPH - 4pp
4º Christine Mattos Albiani Alves / Boomerang - FHBA - 4 pp
5º Alberto Bento Sinimbu / GR Armani - FEHGO - 4 pp
6º Pedro Moura Carvalho / Royal Flow - FHMG - 6 pp
Vittorio Burger conquista o título Mirim
Passando por uma ótima fase o jovem talento carioca, Vittorio Burger, conquista mais um título logo após sagrar-se campeão da categoria Children do Oi Brasil Horse Show Tour 2012, no começo do mês de julho no Clube Hípico de Santo Amaro.
Vittorio comemora com a família; foto: Sociedade Hípica Catarinense
Mas o ginete paulista Rodrigo Marchezzi deu trabalho a Vittorio até o final. Os dois terminaram os cinco percursos empatados sem faltas e decidiram o título em um emocionante desempate. Vittorio entrou primeiro em pista e colocou Cheeze Z em forte galope, zerando em 32s96. Rodrigo e Corlanda II Jmen ainda conseguiram baixar o tempo, porém tiveram um derrube em 32s56, ficando com a 2ª colocação.
A decisão do 3º lugar também foi no desempate. Quatro conjuntos com quatro pontos participaram. Levou a melhor a amazona de São Paulo Isabela Piovesan montando Quick Time, 31s37, zero pontos. Também sem faltas em 34s05, Laura Ramos Rait com LF Poderosa ficou em 4º pelo Rio Grande do Sul,. A jovem Samanta Tiveron de Brasília garantiu o 5º e o 6º lugar saltando Upsakee, 4 pontos em 29s06, e Carlota JMen, 14 pontos em 47s09.
foto: Grace Carvalho / Hipics
Pódio final Mirim - 40 conjuntos
Campeão Vittorio Burger / Cheeze Z - FEERJ - 0 pp
Vice Rodrigo Junqueira Reis Marchezzi / Corlanda II Jmen - FPH - 0 pp
3º Isabela Piovesan Dall Oglio / Quick Time - FPH - 4 pp
4º Laura Ramos Rait / LF Poderosa - FGEE - 4pp
5º Samanta Tiveron / Upsakee - FHBr - 4 pp
6º Samanta Tiveron / Carlota JMen - FHBr - 4 pp