Após a espetacular abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 com o medalhista olímpico Rodrigo Pessoa frente a delegação brasileira na noite dessa sexta-feira, 27, no monumental estádio olímpico em Londres 2012 começa o desafio olímpico dos times brasileiros de hipismo.
Rodrigo Pessoa abre o desfile do Time Brasil em Londres 2012 ; crédito: Washington Alves/AGIF/COB - reprodução proibida
A primeira das modalidades equestres nos Jogos é o Concurso Completo de Equitação que reune três displinas: Salto, Adestramento e Cross-country, entre 28 e 31 de julho. Em 28 e 29 de julho, acontecem as provas de Adestramento, seguido pelo Cross-country na segunda-feira, 30/7. Já na terça-feira de manhã, 31, após a segunda inspeção veterinária, a medalha por equipes será decidida na 1ª passagem da final do Salto. Depois os top 25 qualificam-se para a 2ª passagem na corrida pelo ouro individual.
Formam o Time Brasil de CCE: Jorge Marcio Carvalho, montando Josephine, Serguei Fofanoff, com Barbara, Ruy Fonseca, com Tom Bombadill Too, e Marcelo Tosi, com Eleda All Black. Após a lesão do cavalo Kenny, montaria de Renan Guerreiro, o Brasil terá direito a somente um descarte.
O time Brasil de CCE durante a inspeção veterinário com o técnico Nick Turner e o veterinário Dudu Limonge
Marcio Carvalho Jorge é o primeiro a largar na prova de adestramento nesse sábado. Os outros três cavaleiros entram em pista no domingo, 29. Clique aqui e confira ordem de entrada.
Ao todo são 13 as equipes com cavaleiros de 22 nações em pista na modalidade Concurso Completo no Greenwich Park, cujo traçado do cross-country tem assinatura de Sue Benson. Uma coisa é certa: será um dos mais competitivos eventos olímpicos na história da modalidade que mais requer coragem e adrenalina do cavalo e cavaleiro.
No nobre Greenwich Park, patrimônio cultural da humanidade que recebe as modalidadades hípicas em Londres, a equipe brasileira tentará igualar seu melhor resultado nos Jogos Olímpicos: a inédita sexta colocação obtida em Sidney 2000.
Fatos e feitos no Concurso Completo em Londres 2012
22 países
13 equipes
75 competidores
Na melhor colocação do Brasil nos Jogos, em Sydney 2000, o time do técnico Marcelo Tosi foi formado por Gustavo Pagoto, Luís Augusto (Guto Faria), Serguei (Guega) Fofanoff e Vicente Araújo Neto.
O australiano Andrew Hoy vai bater o recorde do norte-americano Mike Plumb com sua sétima participação na história dos Jogos. Hoy tem quatro medalhas olímpicas e luta pela quinta em Londres.
Londres 2012 também marca a sexta participação olímpica de outros três super stars do esporte: Mark Todd e Andrew Nicholson, da Nova Zelândia, e Mary King, da Grã Bretanha.
Os EUA detêm o recorde com o maior número de medalhas: 4 no total, asseguradas em 1932, 1948, 1976 e 1984.
O Concurso Completo em Jogos Olímpicos tem nível 4 estrelas (grau de dificuldade máximo).
As equipes consistem de no mínimo 3 e máximo 5 conjuntos (cavalo x cavaleiro), sendo que os três melhores resultados são computados para efeito de classificação.
As disputas por equipes e individuais são concomitantes.
A disputa final individual – prova individual – acontece no mesmo dia da final por equipes. Concorrem ao título individual, os 25 melhores cavaleiros com a restrição de no máximo três conjuntos por país.
A extensão do percurso do cross country é de aproximadamente 5,7 mil metros. O tempo concedido é de 10 minutos e o número máximo de esforços (saltos) será entre 42 e 45.
Na fase final do Salto os obstáculos da 1ª passagem, válida pela final por equipes, tem altura de 1.25 metro, com 11 a 13 obstáculos no percurso. Na 2ª e decisiva passagem pela medalha individual, os obstáculos serão elevados para 1.30 metro.
Somente um país, a Holanda, terá uma equipe formada por somente 3 conjuntos.
A Alemanha venceu por equipes e no individual nos Jogos Olímpicos 2008. Dois membros do time de ouro Ingrid Klimke e Peter Thomsen voltam a competir em Londres.
Mark Todd e Andrew Nicholson, da Nova Zelândia, competem em nível olímpico há 28 anos. Mark Todd é o único campeão olímpico individual em Londres 2012. Ele garantiu ouro individual e em Los Angeles, nos EUA, em 1984 e Seoul, na Corea, em 1988.
Confira a ordem de entrada - clique aqui
Fonte: CBH Carola May com infos FEI; foto delegaçaõ: Washington Alves/AGIF/COB - reprodução proibida e Marcio Carvalho Jorge / arquivo pessoal - facebook