Nesse domingo, 29/7, a 2ª e última parcial do Adestramento no Concurso Completo de Equitação (CCE) movimentou o Greenwich Park, patrimônio cultural da humanidade e sede do hipismo nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O CCE, considerado um triatlo equestre, segue nessa segunda-feira, 30, com o Cross Country e, na terça-feira de manhã, após a segunda inspeção veterinária, a medalha por equipes será decidida na 1ª passagem da final do Salto. Depois os top 25 qualificam-se para a 2ª passagem na corrida pelo ouro individual.
Depois de um sábado ensolarado, a grande dificuldade nesse domingo foi o vento e tempo chuvoso na arena do Greenwich Park que assustou e desconcentrou as montarias de diversos cavaleiros. Honrando as cores do Japão, Yoshiaki Oiwa montando Noonday de Conde lidera a competição na contagem individual com apenas 38.10 pontos perdidos (pp).
Honrando o Japão, Yoshiaki Oiwa montando Noonday de Conde lidera após a Final do Adestramento na largada do CCE no Greenwich Park; foto: FEI / Kit Houghton
Enquanto o italiano Stefano Brecciaroli com Apollo WD Wendi Kur Hoev, 38,50 pp, ocupa o 2º posto, seguido pelo veterano e super star da modalidade, o bicampeão olímpico neozelandês Mark Todd, 56, com Campino, computando 39.10 pp.
O veterano Mark Todd, 56, que vem 3º, é o único campeão olímpico individual em Londres 2012. Ele garantiu ouro individual e em Los Angeles, nos EUA, em 1984 e Seoul, na Corea, em 1988
Já a liderança por equipes está com o forte time da Alemanha com Ingrid Klimke / Butts Abraxxas, Dirk Schrade / King Artus, Sandra Auffarth / Opgun Louvo), Michael Jung / Sam, Peter Thomsen / Barny que - conforme a regra - descartando os dois piores resultados computa a apenas 119.10 pp.
Logo atrás com 122.10 pp vem a sempre competitiva equipe australiana com Andrew Hoy / Rutherglen, Christopher Burton / HP Leilani, Lucinda Fredericks / Flying Finish, Clayton Fredericks / Bendigo, Shane Rose / Taurus. Para a alegria dos donos da casa e presença de membros da família real nas arquibancadas, o time britânico com a neta da rainha e campeã mundial de 2006 Zara Phillips / High Kingdom, Tina Cook / Miners Frolic, William Fox-Pitt / Lionheart, Mary King / Imperial Cavalier e Nicola Wilson / Opposition Buzz ocupa o 3º posto, 127 pp, e mantém boas as chances de repetir o ouro de 40 anos atrás nos Jogos de Munique em 1972.
Zara Phillips com High Kingdom teve uma irregularidade a passo e errou uma mudança a galope. Mas ainda esbanjou simpatia e levantou a arquibancada no Greenwich Park; foto: site oficial Londres 2012
Pelo Brasil, o melhor resultado foi do cavaleiro Ruy Fonseca com Tom Bombadill Too, 53.90 pp, empatado em 48º lugar.
Ruy Fonseca: satisfeito com seu resultado; foto: captura TV - arquivo pessoal
Marcelo Tosi com Eleda All Black, 58 pp, ocupa o 57º posto, Marcio Jorge Carvalho com Josephine, 58,50 pp, está empatado em 58º, e Guega Fofafoff com Barbara, 72 pp, 73º, foi o descarte por equipes.
Marcelo Tosi com Eleda All Black em ação no picadeiro do Greenwich Park; foto: Alice Furtado
Com esse placar o Brasil ocupa o 13º posto entre as equipes. Mas embora o resultado do Brasil no Adestramento tenha ficado aquém do esperado, sem dúvida, para todo o Time Brasil de CCE e, é claro, os demais competidores em busca de uma medalha em Londres 2021 agora o grande e decisivo desafio é o Cross Country.