Com uma performance espetacular, a amazona da Alemanha Ingrid Klimke com seu Butts Abraxxas assumiu a liderança da competição do Concurso Completo de Equitação (CCE) após o cross - country nessa segunda-feira, 30/7, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A Alemanha também lidera a competição em busca do ouro por equipes com boa vantagem 124,70 pontos perdidos, seguida pelo time da casa a Grã Bretanha, 131,40 pp, e a Suécia, 131,40 pp. Já o Time Brasil subiu da 13ª para 10ª posição e também está na final olímpica.
Ingrid Klimke com seus Butss Abraxxas deu show de categoria: perfeita do início ao fim no cross country; foto: FEI / Kit Houghton
A disputa
Em um belo dia de sol no Greenwich Park, o mais antigo parque real na Grã Bretanha, 75 concorrentes largaram perante milhares de fãs do esporte - com presença de membros da família real pela amazona britânica a princesa Sarah Phillips - que se aglomeram ao longo do percurso e dentro do estádio onde estavam montados os obstáculos da chegada. Como de costume, o cross country é o grande e decisivo páreo na modalidade que abre com a prova de Adestramento e fecha com o Salto nessa terça-feira, 31/7.
Milhares de pessoas lotaram o Greenwich Park; foto: Rafael Christianini
Nada menos que 15 concorrentes foram eliminados, entre eles, o japonês Yoshiaki Oiwa com Noonday de Conde, grande vencedor da classificação geral na prova de Adestramento. Para o brasileiro Serguei Fofanoff com Barbara dois desvios também o levaram à eliminação.
Já os demais três brasileiros tiveram uma boa atuação, todos sem penalidades nos obstáculos. Primeiro a largar, Marcio Carvalho Jorge e sua Josephine zeraram e computaram 42,80 pontos perdidos (pp) por excesso de tempo e somando ao resultado do Adestramento registram 101,30 pp ocupando a 50ª colocação.
Marcio Jorge Carvalho com sua Josephine garantiu o primeiro percurso sem faltas pelas cores do Brasil; foto: Rafael Christianini
Marcelo Tosi com Eleda All Black fez um vibrante percurso limpo e somado ao excesso de tempo registraram apenas 29,60 pp no cross totalizando 87,60 pp computando o adestramento, garantindo o 47º lugar parcial.
Marcelo Tosi e Eleda All Black em ação no adestramento: foto: Valteci Santos Agif / COB - reprodução proibida
Último a largar, Ruy Fonseca com seu Tom Bombadill Too também fez uma bela apresentaçaõ sem faltas computando 26,40 pp pelo excesso de tempo com os 53,90 pp no adestramento soma 80,30 o que lhe confere o 45º posto.
Ruy Fonseca saúda o público após a apresentação no Adestramento e é melhor brasileiro no indiviudal após as duas primeiras parcias; foto: COB / Valeteci Santos Afif - reprodução proibida
Agora os cavalos que passarem pela inspeção veterinária, saltam a 1ª passagem do Salto nessa terça feira, 31, a partir das 14 horas (horário local) tem corrida pelo ouro olímpico por equipes. Os 25 melhores colocados habilitam-se para a 2ª volta na decisão do ouro individual.
Ingrid Klimke com Butt Abraxxas lidera com 39,30 pp. A sueca Sara Algostsson com Wega vem em 2º lugar, 39,30 pp. Em 3º lugar está o veterano bicampeão olímpico Mark Todd com Campino, 39,50. Já em 4º lugar vem o top alemão Michael Jung com Sam, 40,60 pp, que tem a inédita chance de somar ao seu título mundial e europeu, o ouro olímpico. Mas tudo pode acontecer no estádio do nobre Greenwich Park na decisão da mais radical entre as modalidades hípicas.
A sueca Sara Algostsson com Wega vem na vice-liderança; foto: FEI / Kit Houghton
Resultado completo - clique aqui.