Terminou nesta terça-feira, 31/7, a participação dos atletas brasileiros do Concurso Completo de Equitação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Na disputa por equipes o Brasil ficou com a nona posição na classificação geral, com 295.20 pontos perdidos, excelente resultado para a equipe, que competiu na final com apenas três cavaleiros. Antes mesmo do início dos Jogos, Renan Guerreiro deixou o Time Brasil por conta de uma cólica em seu cavalo e ontem o cavaleiro Guega Fofanoff foi eliminado da competição durante a prova de cross-country por conta de dois desvios da égua Barbara. O paulista Ruy Fonseca, com Tom Bombadill Too, foi o melhor brasileiro na competição com 92.30 pontos perdidos e o 42° lugar no individual.
Ruy Fonseca e Tom Tombadill em ação na prova de Adestramento na largada da competição;foto: Valterci Santos/AGIF/COB
No dia 28 de julho, o adestramento abriu o primeiro dos quatro dias de competição. Marcio Jorge Carvalho com Josephine foi o primeiro brasileiro a entrar na pista e somou 58.5 pontos perdidos. No dia seguinte, Guega Fofanoff / Barbara (72 pontos), Marcelo Tosi / Eleda All Black (58 pontos) e Ruy Fonseca (53.9 pontos) fecharam a participação do Brasil na modalidade em 13° lugar.
Na tarde de ontem, 30/7. foi a vez do cross-country, a modalidade mais aguardada pelos espectadores. Nada menos do que 65 mil pessoas acompanharam os 5,7km de prova nos gramados e colinas do Greenwich Park. Marcio Jorge, Marcelo Tosi e Ruy Fonseca completaram o percurso sem penalidades nos obstáculos. Já Guega Fofanoff, com Barbara, foi eliminado da competição por conta de dois desvios. Com a boa atuação dos outros integrantes da equipe, o Brasil terminou o dia em 10° lugar.
Com Guega fora da final por equipes, o trio que completa o Time Brasil entrou na arena de competição na manhã dessa terça-feira para encerrar a participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 com a prova de saltos. Com percurso desenhado pelo britânico Bob Ellis, Marcio Jorge / Josephine cometeu apenas um falta. Já Marcelo Tosi / Eleda All Black fez oito pontos por falta e dois por excesso de tempo e Ruy Fonseca / Tom Bombadill Too completaram a pista com 12 pontos perdidos, somando 295.20 pontos para o Brasil e o 9° lugar na classificação geral por equipes.
A Alemanha foi a grande campeã da competição. A equipe formada por Com Peter Thomsen / Barny, Dirk Schrade / King Artus, Sandra Auffarth / Opgun Louvo, Michel Jung / Sam e Ingrid Klimke / Butts Abraxxas, ficou com o ouro olímpico com 133.60 pontos perdidos. O cavaleiro Michel Jung ficou com o ouro na disputa individual com 40.60 pontos, seguido pela sueca Sara Ostholt / Wega, com 43.30 pontos, e pela também alemã Sandra Auffarth, com 44.80 pontos perdidos.
Micheal Jung, ouro, Sara Ostholt, prata, e Sandra Auffrath, bronze; foto:FEI / Kit Houghton
Os anfitriões ficaram com a medalha de prata por equipes com time formado por William Fox-Pitt / Lionheart, Nicola Wilson / Opposition Buzz, Zara Phillips / High Kingdom, Mary King / Imperial Cavalier e Kristina Cook / Miners Frolic e 138.20 pontos perdidos. A medalha de bronze foi do time neozelandês formado por Jonelle Richards / Flintstar, Caroline Powell / Lenamore, Jonathan Paget / Clifton Promise, Andrew Nicholson / Nereo e Mark Todd / Campino totalizando 144.40 pontos perdidos.