superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Começa nesse sábado, 4/8, a disputa da modalidade Salto nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O Time Brasil de Saltos entra em pista, pela ordem, com Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, com Rahmannshof´s Bogeno, nº 2, Carlos Eduardo Mota Ribas, o Cacá, com Wilexo, nº 20, José Roberto Reynoso Filho com Maestro St Lois, nº 40, fechando com Rodrigo Pessoa montando HH Rebozo, nº 60. Todos quatro conjuntos foram bem no warm-up na sede do hipsmo, o Greenwich Park, na tarde dessa sexta.A disputa começa às 10h30 (horário britânico). Entram pista 75 cavaleiros e amazonas de26 nações, 15 equipes e 11 países são representados somente no individual. Clique aqui e confira a ordem de entrada completa.

timebrasil600f

 O Time Brasil de Salto em Londres 2012: Cacá, Doda, Rodrigo e Zé Roberto em clique por Raphael Macek no manege AD Stables, em Valkensward, na Holanda, sede da fase  final de treinamentos

As regras do jogo

A disputa, tabela A e não contra o relógio, em 4/8,  serve como qualificativa individual e decide a ordem de entrada da disputa por equipes. Será computado o resultado dos três melhores de cada equipe com máximo de quatro integrantes e em caso de empate fica mantida a mesma ordem da primeira prova. Serão 12 obstáculos de 1.40 a 1.50 metro de altura com os dois últimos a 1.60 metro. Não é obrigatória a inclusão do rio e/ou fosso de água.

A competição por equipes transcorre em 5 e 6 de agosto e também vale como 2ª e 3ª qualificativa individual. Todas as equipes, independentemente do resultado na 1ª qualificativa individual, largam com zero pontos perdidos na primeira rodada. Serão dois percursos distintos com até 13 obstáculos, incluindo um duplo e um triplo ou dois duplos, e uma tríplice com largura de 2 ou 2.20 metros. Também serão inclusas duas verticais a 1.60 metro e um rio com até 4.5 metros de largura.

Se após os dois percursos houver empate entre as equipes em 1º, 2º ou 3º lugar será feito um desempate ao cronômetro que consiste de mínimo seis obstáculos, incluindo um composto. O resultado do desempate não vale para efeito da qualificação indiviudal rumo à final.

A final individual acontece em 8 de agosto, sob dois percursos. Qualificam-se os melhores 35 concorrentes e não será permitida a participação de mais de três representantes por país. Os melhores 20 e eventuais empatados em 20º lugar habilitam-se para a 2ª e decisiva rodada. Os competidores largam de acordo com a ordem inversa de classificação da primeira volta. Se houver empate prevalece a ordem de entrada do 2º percurso.

Histórico de medalhas do Brasil

O hipismo brasileiro possui três medalhas olímpicas, a primeira delas conquistada em Atlanta 1996 quando a equipe formada for Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, Luiz Felipe de Azevedo e André Johannpeter garantiu a terceira colocação. Feito que foi repetido quatro anos depois, em Sydney/2000 com os mesmos cavaleiros no pódio olímpico, conquistando o segundo bronze para o Brasil. Em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa com Baloubet du Rouet ao final da competição  garantiu  a prata individual e, após a confirmação de doping do cavalo do Irlandês Cian O’Connor, conquistou o ouro olímpico.


O Time Brasil de Salto em Londres

Alvaro Affonso de Miranda, o Doda, é um dos principais cavaleiros do país e grande incentivador do hipismo nacional. Atualmente é o brasileiro mais bem colocado no ranking da FEI, ocupando a décima nona posição. O cavaleiro fez em 2011 a melhor temporada de sua carreira, foi o terceiro colocado no Global Champions Tour, maior circuito hípico do mundo, esteve no pódio de algumas das principais provas de hipismo e venceu 14 GP’s. Londres será a quarta participação de Doda Miranda em Jogos Olímpicos. Ele esteve presente na conquista da medalha de bronze por equipe nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 e Sydney, 2000. Além disso, Doda coleciona mais três medalhas em Jogos Pan-Americanos, ouro por equipe em Winnipeg 1999, bronze por equipe em Santo Domingo 2003 e prata por equipe nos Jogos de Guadalajara, em 2011.

Porta-bandeira do Brasil na abertura da Olimpíada de Londres, Rodrigo Pessoa foi campeão olímpico em Atenas 2004. O cavaleiro tem um dos currículos mais completos do hipismo mundial, além do ouro olímpico, foi campeão mundial em Roma em 1998 e tricampeão da Copa do Mundo 1998, 1999 e 2000. Participou de três edições de Jogos Pan-Americanos integrando a equipe brasileira medalha de ouro em Mar del Plata 1095, na Argentina. Em 2007, conquistou o ouro por equipe e a prata individual, no Rio de Janeiro e em 2011 conquistou a medalha de prata por equipes, em Guadalajara. Além de cavaleiro, Rodrigo também é técnico da equipe brasileira e divide as funções com o francês Jean Maurice Bonneau. Londres será a sua sexta participação em Jogos Olímpicos, sua estreia foi em Barcelona 1992, aos 19 anos. Conquistou a medalha de bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sidney 2000 e também esteve presente em Pequim 2008.


Estreante em Jogos Olímpicos, José Roberto Reynoso Fernandez Filho é filho do lendário Alfinete e herdou do pai o talento para o esporte. É atualmente um dos cavaleiros mais vitoriosos do país. Foi bicampeão do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) na categoria Sênior Top em 2007 e 2008. Foi o vencedor das observatórias olímpicas realizadas no Brasil pela CBH e teve a chance de ir para Europa competir com os principais cavaleiros do mundo.

Carlos Eduardo Mota Ribas, o Cacá, um dos ícones do esporte brasileiro, também é estreante na principal competição do esporte mundial. Aos 13 anos largou a natação para aprender a montar desde 1997 está radicado na Bélgica. Construiu uma sólida carreira esportiva e também como comerciante de cavalos. Não dá para falar do cavaleiro paulista sem citar o notável Mumu, cavalo que puxava carroça no Rio de Janeiro e que lhe proporcionou muitas vitórias no Brasil e na Europa até 2002, quando foi aposentado. Entre as principais conquistas de Cacá Ribas estão o Derby de Eindhoven (Holanda), o Derby de Lummen (Bélgica), o Derby Hickstead Salver em Hickstead (Reino Unido), a prova The Best of Brazil do Athina Onassis Horse Show, o 2º lugar na Copa das Nações em Linz (Áustria) e 3º lugar na Copa das Nações de La Baule (França).

Também está presente em Londres 2012, o premiado ginete carioca Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho, filho do medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo. De última hora, Chiquinho inscrito como titular nos Jogos desfalcou o Time Brasil devido a uma lesão de sua montaria Special.

Fatos e feitos

75 cavaleiros e amazonas
26 nações
15 equipes
11 países serão representados somente no individual

O alemão Hans Günter Winkler detém o recorde com o maior número de medalhas com sete ao longo de sua carreira, três delas, com a espetacular égua Halla.

A norte-americana Beezie Madden e o brasileiro Rodrigo Pessoa são os concorrentes presentes em Londres 2012 que trazem o maior número de medalhas olímpicas com o total de três. Madden foi ouro por equipes em Athenas 2004, ouro por equipes e bronze individual nas Olimpíadas de 2008 – todas as vezes com seu parceiro Authentic. Já Pessoa foi bronze por equipes em Atlanta 1996 montando Tomboy, e com o grandioso garanhão Baloubet du Rouet foi novamente bronze em Sydney 2000, ocasião em que o ouro escapou por pouco. Mas quatro anos depois, Rodrigo e Baloubet finalmente garantiram o ouro individual.

O canadense Ian Millar, recordista com nove participações olímpicas, estará em pista pela 10ª vez. Millar que comemorou seu 65º aniversário em janeiro, é o competidor mais velho na modalidade Salto. Mas não dentre todas as modalidades hípicas, uma vez que esse feito cabe ao japonês Hiroshi Hoketsu, de 71 anos, que larga individualmente no Adestramento.

Rodrigo Pessoa está em sua 6ª Olimipíada. São três as medalhas dois bronzes por equipes 1996 e 2000 e o ouro individual em 2004. Doda Miranda está em sua 4ª Olimpíada e integrou o Time Brasil nas conquistas em 1996 e 2000.

A primeira disputa olímpica no Salto foi em 1900 Aimé Haegeman com Benton levando o ouro pela Bélgica.

Os maiores recordistas em uma mesma edição dos Jogos são os cavaleiros mexicanos que levaram ouro por equipes em Londres 1948, Humberto Mariles com Arete foi ouro individual, Ruben Uriza com Harvey, prata.

A Alemanha lidera o histórico de medalhas, com cinco medalhas individuais e oito por equipes desde 1912.

Programação (horários britânicos)

Sábado, 4/8
10h30 às 14h05
1ª Qualificativa

Domingo, 5/8
11h00 aàs14h15
2ª Qualificativa Individual / Equipes – 1ª volta

Segunda, 6/8
14h00 às 16h45
3ª Qualificativa Individual / Equipes – 2ª volta – Final

Quarta-feira, 8/8

12h00 às 13h30
Final Individual – 1ª volt

14h45 às 16h05
Final Individual – 2ª volta


Fonte: Carola May com MKT Mix Comunicação e FEI; foto: Raphael Macek

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.