Para os britânicos, os Jogos Olímpicos 2012 do Hipismo no Greenwich Park dificilmente poderiam ser melhores. Após a conquista da medalha de prata por equipes e individual no Concurso Completo, em 31/7, o primeiro ouro por equipes no Salto em 60 anos, em 6/8, nessa terça, 7/8, o time de adestramento com Carl Hester / Uthopia, Laura Bechtolsheimer / Mistral Hojris e Charlotte Dujardin / Valegro arrematou a primeira medalha de ouro britânica na história dos Jogos com a média final de 79,979% de aproveitamento. O resultado se deu pela soma do resultado do Grand Prix, disputado em dois grupos de 25 concorrentes em 2 e 3/8, e o Grand Prix Special dessa terça.
O time de ouro do Adestramento comemora unida e garante a 1ª medalha por equipes no Adestramento para o Reino de Gales nos anais olímpicos; foto: FEI / Kit Houghton
Sempre fortes candidatos, a Alemanha, que computa 12 ouros por equipes nos anais olímpicos, desta feita, foi prata com Dorothee Schneider / Diva Royal, Kristina Sprehe / Desperados, Helen Langehanenberg / Damon Hill totalizando 78,216¨%.
Também fazendo jus a sua força e tradição no Adestramento, o bronze foi para Holanda com esse Anky van Grunseven / Salinero, Edward Gal / Undercover e Adelinde Cornelissen / Parzival computando 77,124%. Com esse resultado, a tricampeão consecutiva olímpica em 2000/2004 e 2008 Anky, que vai aposentar Salinero após a competição e foi a Londres mais no intuito de ajudar a equipe, passa a ser a maior vencedora na história do Adestramento olímpico com 9 medalhas ao todo.
Já no quadro da classificação individual, Charlotte Dujardin com seu Valegro fechou o Grand Prix Special com o espetacular índice de 83,286% e desponta como franca favorita a mais um ouro para a Grã Bretanha. Em 2º lugar vem a top holandesa Adelinde Cornelissen com Parzival, 81,968%. O britânico Carl Hester montando Uthopia, 80,571%, e a alemã Helen Langehanenberg com Damon Hill, 78,981% ocupam a 3ª e 4ª colocação.
Charlotte Dujardin, a rainha do adestramento britânico, com seu Valegro; foto: FEI / Kit Houghton
A grande Final do Adestramento com os 18 melhores concorrentes na corrida pelo ouro individual encerra as competições olímpicas do hipismo no Greenwich Park, o mais antigo parque real da Grã Bretanha, na quinta-feira, 9/8.
Fatos e feitos:
♦32 concorrentes largaram no Grand Prix Special
♦As sete melhores equipes disputaram a final por equipes: Grã Bretanha, Alemanha, Holanda, Dinamarca, EUA, Espanha, Espanha e Suécia.
♦Os 11 melhores concorrentes do Grand Prix também disputaram o Grand Prix Special
♦As notas do Grand Prix Special foram somadas às do Grand Prix na decisão da medalha por equipes.
♦Os 18 melhores concorrentes estão na Final Individual no Grand Prix Freesytle que acontece na quinta, 9/8.
♦A Grã Bretanha virou para o Grand Prix Special com liderança apertada de 0.562% a mais de aproveitamento.