superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Uma decisão emocionante. Dos 35 finalistas, que largaram em igualdade de condições, foram 22 os concorrentes que se habilitaram ao segundo e decisivo percurso em busca do Ouro na tarde dessa quarta-feira, 8/8, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A disputa no Greenwich Park, mais antigo parque real da Grã Bretanha, teve armação do britânico Bob Ellis e lotação esgota mediante um público altamente conhecedor dos esportes equestres.

No primeiro percurso, os finalistas brasileiros Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, com Rahmannhof´s Bogeno e Rodrigo Pessoa com seu HH Rebozo fecharam ambos com 4 pontos. Outros quatro concorrentes computaram apenas 1 ponto perdido e seis zeraram o percurso inicial.

Já na segunda e decisiva rodada, somente o talentoso suíço Steve Guedat com seu Nino de Buissonets foi o primeiro e único conjunto a garantir duplo zero falta. Ninguém mais repetiu o feito e Steve, 30 anos, pôde, logo depois, comemorar o título olímpico.

stevelondon600

Steve e Nino de Buissonets rumo ao ouro olímpico em Londres 2012; foto: site oficial Londres 2012

“Faltavam dois cavaleiros e já sabia que tinha uma medalha. Lamentei por Nick Skelton (cavaleiro britânico que ficou em 4º) quando ele fez falta. Mas agora quero somente comemorar”, disse Steve. “Estou feliz por mim e a minha equipe que me ajudou muito. Essa medalha não é minha, é deles.”

stevecomemoralondon600

Missão cumprida: Steve Guerdat comemora o merecido ouro olímpico; foto: site oficial Jogos Olímpicos Londres 2012

Já o holandês Gerco Schroeder com London que computou 1 ponto no primeiro percurso e zerou o 2º e o irlandês Cian O´Connor com Blue Lord 12 que havia zerado o 1º registrou 1 ponto no 2º foram ao desempate em busca da medalha de prata. Primeiro a largar, Gerco com London fez pista limpa em 49s79. Cian com Blue Lord 12 largou com força total e foi mais rápido, 46s64, mas acabou cometendo uma falta. Fato que , no entanto, não impediu muita comemoração do cavaleiro de 32 anos que em 2004 acabou perdendo o ouro olímpico para Rodrigo Pessoa após confirmação de substância proibida no antidoping de sua montaria. Ao mesmo tempo, é claro, Gerco Schroeder, 34, honrou e levantou a torcida da Holanda.

podiolimpico600

União e alegria no pódio olímpico Londres 2012: Steve, ouro, Gerco, prata, e Cian, bronze; foto: site oficial Jogos Olímpicos Londres 2012

Na 2ª volta, Doda e Bogeno fizeram somente uma falta e um ponto por excesso e com a soma de 9 pontos perdidos ficaram em 12º lugar, a melhor colocação brasileira, empatado com o paulista Cassio Rivetti, que defende a Ucrania, o francês Olivier Guillon, o alemão Marcus Ehning e o suíço Pius Schwizer. Rodrigo e HH Rebozo, animal que cansou ao final do percurso, terminou em 22º lugar com 17 pontos, somadas as três faltas e um ponto por excesso.

doda500

Doda com seu Bogeno: 12º colocado nos Jogos Olímpicos Londres 2012; foto: Washington Alves/AGIF/COB - reprodução proibida

Vale destacar que tanto Doda como Rodrigo foram medalha de bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sydney 2000 e Rodrigo ainda é dono de um ouro individual em Atenas 2004. Na avaliação de Rodrigo é preciso mais em investimento em cavalos. “Precisamos de mais cavalos de qualidade. Cada cavaleiro da equipe precisa ter pelo menos dois para nós chegarmos bem nos Jogos do Rio, em 2016. Não podemos chegar na ponta da corda, como foi aqui. Para isso, precisamos de recursos. O COB nos ajuda muito procurando investidores. Mas os investidores precisam mostrar mais interesse pelo esporte. Nesse patamar de competição, é 70% cavalo e 30% cavaleiro. É difícil achar um cavalo de qualidade e mais difícil ainda adquiri-lo”, avaliou Rodrigo, lembrando que cavalos desse nível custam de um a quatro milhões de euros.

ro500

Rodrigo e HH Rebozo em ação na Final Olímpica em Londres 2012, foto: Washington Alves/AGIF/COB - reprodução proibida

O cavaleiro, no entanto, estava feliz com Rebozo, que ficou afastado das disputas no ano passado devido a uma lesão. “O caminho que esse cavalo fez para chegar aqui merece admiração. No geral estou satisfeito. Mas desapontado por ter perdido tantos pontos ao final”, lamentou.

Doda também fez a sua avaliação. “Eu estou chateado porque tinha certeza de que daria para zerar. Mas fico feliz porque foram os primeiros Jogos Olímpicos do meu cavalo e ele teve boas atuações. O que me deixa tranquilo é que sei que a gente deu o máximo. Não teria feito nada diferente, faltou um pouquinho de sorte. Mas acho que foi o preço que a gente pagou agora para fazer uma Olimpíada perfeita no Rio. Todo mundo tem que buscar mais cavalos para isso.” 

Resultado completo – clique aqui.

Fonte: COB – Flávia Ribeiro ; colaborou: Carola May; fotos: site oficial Jogos Olímpicos Londres 2012

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.