superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A amazona britânica Charlotte Dujardin, 27, com Valegro foi a última a largar entre os 18 finalistas no Freestyle Grand Prix na corrida pelo ouro no Adestramento em Londres 2012 na tarde desse quinta, 9/8. O conjunto integrante do time de ouro da Grã Bretanha que na terça-feira, 7, levou o primeiro ouro na história, mais uma vez bateu recorde com 90,089% de aproveitamento, conquistando assim também o primeiro ouro individual de seu país nos anais olímpicos.

charlotte600 02

Com muita leveza, suavidade e auto sustentação, Charlotte e Valegro dançaram no Greenwich Park na disputa que encerrou as modalidades hípicas no mais antigo Parque Real da Grã Bretanha; foto: FEI / Kit Houghton

A prata coube a top holandesa Adelinde Cornellisen com seu Parzival que registrou 88,196%.

adelinde600

Adelinde Cornellisen com seu Parzival: medalhista de prata por equipes e no individual pelas cores da Holanda; foto: FEI / Kit Houghton

Novamente pelas cores da Grã Bretanha, a amazona nascida na Alemanha Laura Bechtolsheimer, com Mistral Hojris levou bronze, 84,339%.

laura600

Laura Bechtolsheimer com Mistral Hojris garantiu o bronze em mais um grande resultado para os donos da casa; foto: FEI / Kit Houghton

Destaque também para a espetacular atuação da jovem amazona alemã Helen Langehanenberg com Damon Hill, 4ª colocada, com 84,303%. Novamente pela Grã Bretanha Carl Hester, treinador e chefe da campeã Charlotte, emplacou na 5ª colocação com Uthopia, 82,857%. E, finalmente, em uma grande apresentação que marcou a despedida do lendario Salineiro, a holandesa Anky van Grunsven, tricampeã olímpica e recordista absoluta com nove medalhas na história dos Jogos, ficou em 6º lugar com 82%, nessa que foi a despedida de seu cavalo dos picadeiros.

podio500

Domínio 100% feminino no pódio do Adestramento com Charlotte, Adelinde e Laura; foto: FEI / Kit Houghton

Há seis meses, a campeã Charlotte não tinha sequer participado de um Grand Prix competitivo. No Freestyle Charlotte e Valegro dançaram ao som de temas britânicos, como “Land of Hope and Glory”, “I Vow to Thee”, “My Country” e suas perfeitas piruetas foram executadas ao toque do sino Big Ben.

charlotteourolondon600

Missão mais que cumprida: dois Ouros para Charlotte Dujardin com Valegro; foto: site oficial Jogos Olímpicos 2012

“Foi inacreditável. Não são muitas as pessoas que têm a chance de chegar a uma Olimpíada em um ano. Eu realmente queria aproveitar a oportunidade e sabia que o meu cavalo ainda tão jovem tinha muito potencial e tudo que fiz foi dar o meu melhor. Hoje senti o Valegro um pouco cansado, mas ele entrou nessa espetacular arena e deu tudo de si”, comemorou Charlotte.

Stephen Clarke, presidente do juri composto por sete membros, comentou o resultado de Charlotte em relação ao desempenho de Adelinde Cornelissen, medalhista de prata. “Os primeiros dois cavalos tiveram um desempenho muito próximo. A impressão que tivemos é que o cavalo da Adelinde mostrou grande potência e expressão, mas para nós, precisava de um pouco mais de leveza e auto sustentação mais suave. O cavalo da Charlotte mostrou mais autosustetnção, apesar de que não tenha sido tão expressivo na passage e no piaffe.”

Fatos, feitos e curiosidades

♦18 concorrentes largaram no Grand Prix Freestyle.
♦10 cavalos castrados, sete garanhões e somente uma égua, Diva Royal, apresentada pela alemã Dorothee Schneider.
♦London 2012 marcou os 100 anos dos esportes equestres no movimento olímpico.
♦Essa foi a primeira vez que o Grand Prix Freestyle, ao invés da Final do Salto, encerrou as modalidades equestres na história dos Jogos.
♦Pela primeira vez na história dos Jogos foram sete os juizes ao invés de cinco e também foi inaugurado o painel eletrônico com apresentação das notas de todos os juizes em tempo real.
♦A Grã Bretanha fechou os Jogos com maior número de medalhas no hipismo nos Jogos Olímpicos de Londres: 3 ouro, 2 pratas e 1 bronze.
♦O conjunto vencedor computou 13 notas 10 (máxima) no Freestyle: 2 pelo apoio a trote à direita, 1 pelo apoio à esquerda, 3 pelo trote alongado, 3 pelas mudanças de galope a dois tempos, 1 pelas mudanças a um tempo e 3 pelo ítem artístico de interpretação musical.
♦A amazona brasileira Luiza Almeida, 21, foi a única competidora da América Latina e montando Pastor registrou 65,866% fechando na 47ª colocação.

Resultado completo – clique aqui.


Fonte: Brasil Hipismo – Carola May com site oficial Jogos Olímpicos e FEI – Louise Parkes; fotos: site oficial Jogos Olímpicos e FEI – Kit Houghton

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.