O cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, venceu na tarde deste domingo, 13/8, o GP do Concurso de Salto Internacional 2* de Valkenswaard, na Holanda. Melhor brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres, Doda Miranda foi imbatível com a montaria Show Show na pista com obstáculos a 1.45m e em um desempate emocionante garantiu o título de campeão com um duplo zero e o tempo de 36s83. O holandês Hen van de Pol / Chesterfield foi o segundo colocado também sem faltas em 37s92, seguido pela amazona australiana Edwina Tops-Alexander / Erenice Horta sem faltas, 37s99.
Doda com Show Show na 8ª Etapa do Global Champions Tour em Chantillly; foto: GCT / Sportfot
O evento começou na última sexta-feira, 10/8, e foi a primeira competição depois de Londres 2012 que reuniu amazonas e cavaleiros olímpicos. O GP foi a prova mais importante do concurso e contou com a participação de 50 conjuntos. Apenas 15 fizeram pista limpa e foram ao desempate, que proporcionou ao público em uma disputa de tirar o fôlego. Oito conjuntos não cometeram faltas, mas Doda Miranda assegurou o lugar mais alto do pódio com o tempo espetacular de 36s83. O brasileiro Felipe Guinato com AD Babouche foi o 9º colocado, uma falta no desempate, 39s52.
O próximo desafio de Doda Miranda será na semana, entre 17 e 19/8, na 9ª etapa do Global Champions Tour, que também acontece em Valkenswaard, na Holanda, onde o cavaleiro também está frente de seu Manège AD Stables.