superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Entre 9 e 12/8 a Sociedade Hípica de Brasília foi a passarela por onde as amazonas desfilaram toda sua graça e beleza no concurso mais charmoso do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Amazonas 2012. A versão deste ano contou com 156 atletas de nove federações: São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília e da Comissão de Desportos do Exército.

A disputa foi dividida em quatro categorias: Amazonas Top – 1.30m com 20 inscrições, Amazonas – 1,20m com 28, Amazonas A – 1,10m com 49, Amazonas B – 1 metro, com 57 concorrentes. No sábado, 11, terminou o campeonato por equipes e no domingo, as campeãs individuais foram conhecidas. Confira quem ganhou ou clique aqui para ver o resultado completo.

juliana600

Juliana e Ravena em clique de arquivo no Oi Brasil Horse Show Tour, por Beatriz Cunha


Amazonas Top: Juliana Nehme vence no desempate

Entre as Amazonas Top nove conjuntos não tiveram faltas no primeiro dia, porém este número caiu para apenas uma concorrente na segunda prova: Juliana Nehme, representando a federação anfitriã. Já na terceira e última etapa, Juliana e Ravena JMen tiveram um derrube, ficando em igualdade de condições com a baiana Lívia Mendonça Neves.

A decisão foi então para o desempate. Lívia e Estoril Cepel JL Sítio Chuin cometeram uma falta em 34s11, ficando com o vice-campeonato. O ouro ficou mesmo para Juliana e Ravena, que terminaram sem faltas em 32s72. A parceria das duas vem de longa data, já que foram vice-campeãs brasileiras da categoria Amador em 2010. Este ano, a dupla já tinha conquistado o vice-campeonato do circuito Oi Brasil Horse Show, também na categoria Amador - 1,20 metro, subindo recentemente para as provas de 1,30 metro de altura.

Brasília chegou na 3ª colocação com Roberta Alfinito montando Big Ben, 5 pontos perdidos. Roberta subiu ao pódio mais uma vez na 6ª posição na companhia de Prince Azfar, com 9 pontos perdidos. Empatadas no 4º posto com 8 pontos, Marina Dal Agnol com MD Cordania, pela Federação Gaucha, e Karina Goldmann Lemos Torres, de São Paulo, montando Kauana R N B de Paq.

abertura

O hasteamento das bandeiras na cerimônia de abertura; foto: Tim Maia


Mais um pódio para Brasília com Beatriz Fernandes

Na categoria Amazonas - 1,20m, 19 inscritas largaram sem penalidades, porém apenas uma delas chegou até o último percurso sem nenhum ponto perdido. Beatriz Almeida Fernandes ficou com a taça pelo time da casa, montando Cicarelli M, em uma atuação impecável.

O vice-campeonato foi decidido em um acirrado desempate com três concorrentes que perderam 4 pontos no campeonato. Todas elas zeraram seus percursos no desempate, mas a mais rápida venceu: Heliana Fernanda de Albuquerque e seu Dartagnan ficaram com a prata em 36s73, por Minas Gerais. Sua conterrânea Gabriela Lopes Morgan chegou logo atrás, 36s82, montando HFG MC Junior. A paulista Luiza Almeida Santos com Croghan Hill Lady ficou com a 4ª colocação em 37s09.

O 5º posto foi dividido por seis conjuntos empatados com 8 pontos perdidos: Samanta Tiveron / Upsakee e Luciana Lossio / Pagode por Brasília, as mineiras Paula de Oliveira Caixeta / Chillie Wind e Ana Luiza Pires de Carvalho / LF Land Louloubeth, Gabriela Minatto Cherubini / SL Valdevino II de Santa Catarina e Maria Eduarda Cavalcanti Carlos / Quintessence de Reux por São Paulo.

brasilia

As atletas da casa dominaram a disputa, foto: Tim Maia


E deu Brasília outra vez: Rafaella Muller é ouro

Na disputa individual das Amazonas A 22 conjuntos começaram sem faltas e 13 repetiram o feito na segunda prova. Porém, com o aumento das dificuldades no último percurso, apenas duas concorrentes sem penalizações decidiram no desempate ao cronômetro quem ficaria como título brasileiro. E mais uma vez o ouro ficou em casa: a representante de Brasília Rafaella Medeiros Muller sagrou-se Campeã Brasileira montando Agapanthus ao zerar seu percurso em 46s70. Sua concorrente direta, a mineira Paula Xisto Camara foi eliminada com Ivvy Xango mas ficou com o vice-campeonato.

O bronze também foi decido no desempate entre nove atletas com 4 pontos perdidos. Marianne Sayuri Figueirdo Haraguchi e Evolys du Brucourt voaram baixo na pista e garantiram para Brasília o 3º lugar, em 35s85, pista limpa. Por Minas Gerais Raissa Sobrinho Homem e LM CHandon ficaram no 4º posto sem faltas em 38 segundos. Duas altetas da casa completaram o pódio: Laura Ramos e I Fly Lago Sul CMV, 0 pontos, 38s08, na 5ª colocação, e Eduarda Fernanda Lott Santos com Jardim Ouro Verde Sun Shine, 4 pontos no menor tempo, 33s02, em 6º lugar.


Victória Silva é Goias no pódio do Amazonas B

A categoria Amazonas B, a mais concorrida, começou com 33 zeros na primeira prova e 15 na segunda. Ao final do terceiro dia seis conjuntos continuavam zerados. Estes se enfrentaram em um desempate ao tempo ideal em que a representante de Goias, Victoria dos Santos e Silva, se saiu melhor com 2s02 de aproximação e um ponto perdido, ficando com o título brasileiro na categoria. O resto do pódio foi brasiliense. Fernanda Cortez montando Nina sagrou-se vice-campeã com diferencial de 2s47 e um ponto perdido. Com 4s08 e um ponto, Mariana Otero Santa Rosa ficou em 3º lugar montando PHBR Chico Jr.

Apresentando Espectacular X, Rebeca Daquino e Silva Machado ficou na 4ª colocação, 5s18 e um ponto perdido. Juliana Maris Peixoto Bonato e Zandman perderam 5 pontos em 5s52 e terminaram em 5º lugar. Na 6ª posição a representante de Santa Catarina Luiza Moreira Heinzelmann foi eliminada no desempate com PP Nirvana.


CBH com a fonte: FPH - Lucíola Barbosa; foto: Tim Maia e Beatriz Cunha

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
                       
 logo rocha 35            anonimo        

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.