O Campeonato Mundial de Volteio 2012, no Boulerie Jump na cidade francesa de Le Mans, aconteceu entre 15 e 19/8, atraindo 150 atletas, 50 loungeurs e 56 animais de 17 países de todo o globo, incluindo o Brasil. Depois de 5 dias de disputas acirradas, foram distribuídas as medalhas para as melhores equipes, o melhor volteador masculino e feminino, e para a dupla vencedora do Pas-de-Deux, categoria estreante no Mundial.
O time Brasileiro posa para a posteridade; foto: Malu Giugni / facebook
Suiça vence entre as equipes
Com 8,424 pontos o time suiço levou a medalha de ouro após um jejum de 18 anos, treinado por Monika Winkler-Bischofberger. “Nosso cavalo, Will Be Good, foi incrível e todos os volteadores estavam prontos para esse desafio", declarou Monika, que foi também a loungeur da equipe.
A sempre favorita Alemanha ficou com a prata, 8,346 pontos, e a equipe da casa levou o bronze com 8,006 pontos. O time brasileiro, com a loungeur Bettina Gross e o animal Diva 506, ficou na 9ª colocação, em mais uma importante participação internacional.
A seleção verde amarela em cena na França; foto: Malu Giugni/facebook
Quatro títulos em sequência
Na competição feminina a favorita Joanne Eccles, da Grã Bretanha, venceu seu quarto título e está invicta nas disputas internacionais desde abril de 2010. “Alguns anos atrás meu objetivo era ganhar uma medalha. Agora estou há quatro anos no topo", disse a dentista recém-formada de 23 anos. Seu pai e maior incentivador, John Eccles, é também seu loungeur. Joanne computou 8,499 pontos com WH Bentley, de 18 anos.
Eccles: no topo há quatro anos; foto: Daniel Kaiser/FEI
A dinamarquesa Rikke Laumann ficou na 2ª posição com 8,179 e Sarah Kay, 8,078, fez 3º lugar pela Alemanha.
Duas vezes França
A França ganhou duas das três medalhas em jogo na categoria Individual Masculino. Nicolas Andreani, de 28 anos, confirmou seu favoristismo obtendo a maior pontuação do campeonato - 9,089 no Freestyle - e venceu a disputa com um total de 8,515 pontos. "Me senti realmente em casa quando entrei na arena", confirmou Nicolas. Seu parceiro foi Just a Kiss HN e sua loungeur Marina Dupon.
Espetacular clique do campeão francês; foto: Daniel Kaiser/FEI
A frança ficou também com o bronze, com os 8,199 pontos de Ivan Nousse. O estreante alemão Erick Oese levou a medalha de prata, 8,415 pontos.
Austria ganha seu primeiro título mundial
Os austríacos Lukas Wacha, 25 anos, e Jasmin Lindner, de apenas 17, foram a dupla ganhadora do ouro na primeira competição de Pas-de-Deux na história dos campeonatos mundiais. Com Klaus Haidacher como loungeur e o cavalo Elliot 8, eles somaram 8.775 pontos.
A dupla de ouro da Austria no Pas-de-Deux; foto: Daniel Kaiser/FEI
A medalhista de ouro no Individual feminino, Joanne Eccles, e sua irmã Hannah, somaram 8,556 e levaram a prata para a Grã Bretanha. O bonze ficou para a dupla americana Megan Benjamin e Blake Dahlgren com 8,407 pontos.
Resultados completos - clique aqui