Nesse domingo, 16/9, o top carioca Rodrigo Marinho com Cleofas van Westuur triunfou no GP World Cup Qualifier no Concurso de Salto Internacional Haras Larissa, em Monte Mor na região de Campinas (SP). Conquista válida com 3ª etapa da Liga Sul Americana de um total de seis na corrida por duas vagas na Final da Copa do Mundo de Saltos em abril de 2013, em Gotemburgo, na Suécia.
Um conjunto cada vez mais afiado - Rodrigo com Cleofas, um sela bela de 10 anos, em clique nos 77 anos do Clube Hípico de Santo Amaro; foto: Tupa Video - Erica
As duas primeiras seletivas aconteceram em maio, uma em Porto Alegre durante o The Best Jump, e a outra na Argentina no Concurso Sol de Mayo. São mais três etapas em 2012: durante o Internacional de Saltos Indoor, 27 a 30/9 na Hípica Paulista, o Internacional do Rio de Janeiro, de 22 a 25/11 na Hípica Brasileira e ainda no Concurso do Haras El Capricho, na Argentina.
Páreo de elite
Com uma pista de alto nível técnico em uma tarde de muito calor dos 43 concorrentes, 31 cruzaram a linha de chegada e quatro fizeram pista limpa na 1ª passagem do GP, a 1.55 metro, com assinatura da course designer internacional Marina Azevedo.
O premiado carioca Rodrigo Marinho, 36, que vem abocanhado importantes conquistas nas principais principais eventos da temporada, garantiu a vitória com percurso perfeito no desempate com Cleofas van Westuur com pista limpa em 43s11.
Em 2º lugar chegou o atual campeão brasileiro senior Francisco Musa com Xindoctro Método que zerou em 43s47. César Almeida com sua Vanity Império Egípcio, que veio de vitória nos 77 anos do Clube Hípico de Santo Amaro, conquistou o 3º posto, sem faltas, 42s75.
O 4º posto foi para o jovem talento carioca Felipe Amaral com Premiere Carthoes BZ, um derrube, 46s49. Na 5ª colocação aparece o mineiro Sergio Henrique Neves Marins com CHJR Landpeter do Feroleto com um ponto por excesso de tempo na 1ª passagem. Completou o placar em 6º lugar o carioca Stephan Barchá com LF Baloudarc, que fez o tempo mais rápido entre os cinco conjuntos com somente um derrube na 1ª passagem. Todos pontuando pelo Brasil no ranking FEI Rolex.
Carmen Negrão vence o 2º páreo dos amadores
Na manhã do ensolarado domingo, a paulista Carmen Negrão Nascimento com Vitoria Vale Verde levou a melhor na 2ª disputa dos amadores garantindo o 1º posto no desempate em 36s75, superando demais 11 concorrentes no desempate.
Também por São Paulo, a baiana Flávia Mendonça com Warlord emplacou em 2º lugar, sem faltas, 36ss76. A 3ª posição foi para Bernardo Diehl Carvalho com Carpuska, pista limpa, 37s99, resultado que tambem lhe garantiu o 3º posto na classificação geral, pelo Rio de Janeiro. O paulista Sergino Ribeiro de Medonça com Chesterfield, vencedor da 1º prova no sábado, emplacou em 4º lugar, pista limpa, 42s24, garantindo assim a vitória na geral. Roberto Villa Real com Chesta Z chegou em 5º, sem faltas, 42s65, foi vice no placar final, novamente por São Paulo.
Imagem aérea do Centro Equestre Bourdon – Haras Larissa; foto: site Coelho da Fonseca
Infraestrutura impecável
No total, o Centro Equestre Geraldo Bordon do Haras Larissa possui 98 cocheiras, quartos de selas e de ração e feno, veterinária e outros apoios, além das pistas de grama, de areia e picadeiro coberto, todos com dimensões oficiais. “As atividades equestres estão nas origens do Haras Larissa, tanto que somos reconhecidos internacionalmente pela excelência de nossos equipamentos. O haras foi projetado por Marcos Tomanik há mais de 40 anos para a criação de cavalos puro-sangue inglês e transformou-se em um empreendimento a partir de 2005.”, conta Alexandre Sardinha, Diretor Geral do Haras Larissa.
A estrutura está preparada para receber cerca de dois mil convidados ao longo dos três dias de provas. “Temos uma das melhores hípicas do mundo, por isso sediamos o evento”, explica o diretor. O restaurante, localizado na antiga sede da fazenda que também possui hotel reconhecido com o selo Small Luxury Hotels of the World, disponibilizará para os convidados interessados comida típica da fazenda. Já a chef Morena Leite, do Capim Santo, e suas celebradas criações gastronômicas poderão ser degustadas em diversas áreas próximas à pista da prova. Os convidados da 2* CSI-W e Nacional Haras Larissa poderão se deslocar pelo empreendimento de 4,7 milhões de m² por meio dos carrinhos elétricos e Landrovers.