Após cinco dias de disputa terminou nesse domingo, 23, o FEI Americas Jumping Championships - Campeonato Americano das categorias Mirim, Pré-junior e Junior e Sul Americano de Young Riders, mais um megaevento no bem estruturado Haras MD, em Passo Fundo (RS). Com shows teatrais e musicais não faltou entretenimento e a habitual hospitalidade da família Agnol, titulares do Haras MD. Mas o que valeu mesmo foi a intensa disputa com participação de 100 jovens talentos de nove países na corrida pelo pódio com armação de pista a cargo da course designer internacional Marina Azevedo. Em paralelo ao Americano e Sul Americano, um Internacional da Juventude também movimentou a entidade até o sábado, 22.
Atenção total às disputas com forte presença de público; foto: site Haras MD
Após a conquista de todos os títulos possíveis na disputa por equipes - três medalhas de ouro e três de prata - a nata jovem voltou a honrar toda a tradição brasileira no hipismo da América Latina com nada menos que oito medalhas. Foram três ouros com Isabela Piovesan Dall Oglio, campeã americana Children, João Victor Aguiar Gomes de Lima, campeão americano junior, Luiz Piauhylino Neto, campeão sul americano young riders. Outras três medalhas de prata vieram com Samanta Tiveron, vice-campeã americana children, Luiz Antonio Piva Filho, vice-campeão americano junior, Iago da Silva Xavier, vice-campeão sul-americano young ridrers. Guilia Scampini, 3ª no americano pré-junior, e Kitaro Baldaia Bemfica, 3º no sul-americano young riders arremataram dois bronzes.
Confira a seguir os detalhes da disputa e aguarde complementação das fotos.
Isabela e Samanta garantem dobradinha brasileira no Americano Children
Dos 29 concorrentes da categoria Children, a 1.25 metro e aberta a jovens talentos de 12 e 14 anos, 16 se habilitaram para a grande decisão final disputada em dois percursos idênticos. Duas jovens amazonas mantiveram-se zeradas após três provas e cinco percursos e foram ao desempate pelo título. A premiada amazona gaúcha radicada em São Paulo Isabela Piovesan Dall Oglio, 3ª colocada no Brasileiro da categoria em 2012, levou seu Quick Time à vitória com um derrube, 34s67. Já o vice-campeonato foi para top brasiliense Samanta Tiveron com Upsakee que também acabou registrando uma falta, em 35s87.
Isabela Piovesan rumo à vitória com seu Quick Time; foto: Giovana Piovesan / arquivo pessoal
A amazona vice-campeã americana Samatha, 2ª à esquerda, com o time de prata sul americano: Victoria Ribeiro de Medonça, Siew Chiang e Amanda Pedrosa; foto arquivo pessoal / facebook
Outros três jovens talentos com 4 pontos perdidos (pp) foram ao desempate na decisão pelo bronze que foi para Argentina com Josefina Rico Jr apresentando Entrerriano Jr, sem faltas, 34s56.
Final Americano Children - 1.25 metro
Campeã Isabela Piovesan Dall Oglio / Quick Time - BRA - 0 pp - desempate 4/34s67
Vice Samanta Tiveron / Upsakee - BRA - 0 pp - desempate 4/35s87
3º Josefina Rico Jr / Entrerriano Jr - ARG - 4 pp - desempate - 0/34s56
4º Laura Ramos Rait / MD Quastor JMen - BRA- 4 pp - desempate - 0/37s78
5º Delfina Olazabal / Legui do - 4 pp - ARG - 4 pp - desempate - 4/35s64
6º Daniela Peralta / LM Zidane - 8 pp - MEX
Giulia Scampini conquista bronze pelo Brasil no Americano Pré-junior
No Americano Pré-junior, disputado a 1.30 metro e aberto a jovens entre 14 e 18 anos, 20 dos 36 concorrentes habilitaram-se para a Final. Sempre competitiva, a amazona paulista Giulia Scampini com seu Keep on Fighting registrou apenas 1 apenas um ponto perdido ao longo dos cinco percursos das três provas, trazidos da 1ª passagem da decisão por equipes. Com duplo zero na final, Giulia, campeã brasileira da categoria, honrou o Brasil com a medalha de bronze.
Comemoração no pódio da categoria pré-junior com Giulia Scampini e seu orgulhosos familiares; foto: SKS Promoções / Roberta Milani
A corrida pelo ouro, mais uma vez, teve desempate. Sagrou-se campeão, pelas cores do Chile, Alexandre Imschenetzky com Millenium Blu, sem faltas, 39s06. Após cometer uma falta, Santiago Orifici montando LVO Camilo desistiu do desempate pois já havia conquistado a prata para a Argentina.
Final Americano Pré-junior - 1.30 metro
Campeão Alexandre Imschenetzky / Millenium Blu - CHI - 0 pp - desempate - 0/39s06
Vice Santiago Orifici / LVO Camilo - ARG - 0 pp - desempate - desistiu
3º Giulia Scampini / HRC Keep on Fighting - BRA - 1 pp
4ºE Alberto Bento Sinimbu / GR Armani - BRA - 4 pp
4ºE Patsy Mourão Zurita / Singular Longane de Laubry - BRA - 4 pp
4ºE Victoria Garcia Colombo / LC Mariel - ARG - 4 pp
João Victor e Luis Piva honram o Brasil no topo do pódio do Americano Junior
Com participação de 23 concorrentes, 15 foram para a decisão individual no Americano Junior, a 1.40 metro e aberto a concorrentes entre 14 e 18 anos. Considerado uma das grandes revelações do hipismo brasileiro, o cavaleiro de Manaus radicado em São Paulo, João Victor Castro Aguiar de Lima, estreou este ano na categoria Junior já vencendo o Campeonato Brasileiro. Montando QH Watson ele liderava a competição ao lado do argentino Felipe Fuentes. Ambos acabaram cometendo uma falta no 2º percurso da prova final levando a decisão a um emocionante desempate entre quatro concorrentes.
João Victor Aguiar com seu QH Watson: atuação perfeita do início ao fim; foto: Mara Aguiar / arquivo pessoal
Honrando a bandeira verde amarela, o premiado paulista Luis Antonio Piva Filho com seu Noble Carthago, sem faltas em 30s02, conquistou o vice-campeonato. Enquanto João Victor e seu QH Watson garantiram o ouro com pista limpa, 28s75. Pela Argentina, Felipe Fuentes montando Tamanaco Ares arrematou o bronze em 29s87, com um derrube.
Luis Antonio Piva Filho com Noble Carthago, vice-campeão americano junior, em clique de arquivo no Haras Polana; foto: Márcia Freire
Final Americano Junior - 1.40 metro
Campeão João Victor Castro Aguiar Gomes de Lima / QH Watson - BRA - 4 pp - desempate - 0/28s75
Vice Luis Antonio Piva Filho / Noble Carthago - BRA - 4 pp - desempate - 0/30s02
3º Felipe Fuentes / Tamanaco Ares - ARG - 4 pp - desempate - 4/29s87
4º Luiz Otavio Wilson Ferreira Gomes / Iliada JMen - BRA - 4 pp - desempate - 4/45s12
5º Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW - BRA - 8 pp
6º Gabriel Figueiredo Silva Cury / Just Like Heaven - BRA - 16 pp
Trio brasiliense Lulinha, Iago e Kitaro domina o pódio no Sul Americano de Young Riders
A difícil categoria Young Riders, aberta a jovens talentos entre 16 e 21 anos e disputada a 1.45 / 1.50 metro, teve a participação de 12 concorrentes: 11 brasileiros e um argentino. Computando um 2º lugar na largada da competição na prova de caça, e quatro pontos respectivamente no 1º e 2º percurso da segunda e terceira prova, o top brasiliense Luiz Piauhylino Neto com Landmark do Feroleto honrou o Brasil com o ouro, totalizando apenas 8,64 pp. Seu conterrâneo Iago da Silva Xavier montando Anouska van de Fruitkorp arrematou a prata, também com menos de três faltas, 11,39 pp. E, finalmente, o bronze foi para mais um brasiliense atualmente radicado em São Paulo, Kitaro Baldaia Bemfica. Ele liderava a competição antes da prova final, mas sua montaria Contendro pareceu ter se cansado e acabou penalizado com 20 pontos na prova final. Coincidência ou não, o placar reflete a força jovem do hipismo brasiliense e brasileiro.
O campeão sul americano de young riders Luiz Piauhylino Neto com Landmark do Feroleto em clique de arquivo no Oi Brasil Horse Show Tour 2012; foto: Beatriz Cunha
Iago da Silva Xavier, campeão brasiliense young riders 2012 (foto), comemorou o vice-campeonato sul americano da categoria; foto: arquivo pessoal Lulinha Piauhlylino / facebook
Final Sul Americano Young Riders - 1.50 metro
Campeão Luiz Piauhylino Neto / Landmark do Feroleto - BRA - 8,64 pp
Vice Iago da Silva Almeida Xavier / Anouska van de Fruitkorp - BRA - 11,39 pp
3º Kitaro Baldaia Bemfica / Contendro - BRA - 20 pp
4º Ligia Pissolato Lemos / Cerro Bravo JMen - BRA - 25,72 pp
5º André Nascimento Xavier / QH Xavier - BRA - 25,75 pp
6º Rodolpho Braido Locoselli / HH Corde Classique - BRA - 25,87 pp
A festa nos bastidores
Novidade, a Câmera do Beijo (Kiss Cam) divertiu o público, destacando o close num casal que tinha a imagem projetada no telão do evento, dentro de uma moldura em formato de coração. A expectativa do beijo, pelo público, era inevitável. Após a grande final do FEI Americas Jumping Championships, a dupla sertaneja César e Zeu abriu o espetáculo que terminou com o show da dupla de sertanejo universitário João Neto e Frederico, trazendos os sucessos Lê Lê Lê, Te amo e Nada Mais e Meu Coração Pede Carona.
A brincadeira que deu o que falar
Já na noite de quarta-feira, 19, o espetáculo Cavaleiro dos Sonhos, criado pela Cia da Cidade exclusivamente para esse evento no Haras MD, foi a grande atração. Cerca de 200 técnicos e mais de 100 artistas, incluindo dançarinos, patinadores, mágico e malabaristas encantaram o público, em um espetáculo de luzes e sons que misturou técnicas circenses com projeções digitais.
Cavaleiro dos Sonhos, da Cia da Cidade, roubou a cena na abertura oficial, espetáculo adiado em um dia devido a fortes chuvas
No dia 20, em comemoração ao dia do gaucho, um show celebrando os 50 anos de carreira de Luiz Carlos Borges misturando artistas de múltiplas vertentes musicais foi a atração da noite mostrando a diversidade cultural da música regional.
Preservando os ritmos e a tradição gaúcha
Na noite da sexta, 21, a festa de integração contou com a presença de cerca 200 pessoas entre competidores, familiares e amigos. Na oportunidade, o diretor do Centro Hípico e Haras MD Maurício Dal Agnol comentou sobre a alegria de receber essa que é a maior competição sul-americana da geração futuro do hipismo. “Em nome da família Dal Agnol, gostaríamos de agradecer a todos pela alegria e carinho em estar aqui hoje nesta grande festa. No próximo ano, certamente estaremos na Argentina para o campeonato americano”, disse Agnol. Em 2013, o FEI Americas Jumping Championships acontece no Jockey Club de Rosario, em Santa Fé, Argentina, entre 17 e 23 de setembro.
Resultado completo - clique aqui.
Aguarde fotos de todos os pódios.
Fonte: Carola May com resultados oficiais e site Haras MD