Começou nesta quinta-feira, 27/9, no Stud Zangersheide, em Lanaken, Bélgica, o Campeonato Mundial de Cavalos Novos 5, 6 e 7 Anos. Até o domingo, 30, mais de 700 animais de todo o mundo, apresentados pelos melhores ginetes, saltarão neste templo do hipismo.
Vista aérea do Stud Zangersheid em Lanaken, Bélgica; foto: wbfsh.com
A criação equina nacional marca sua presença no evento e seus representantes estão fazendo bonito nas pistas que levam o nome de grandes craques do Stud Z. Os cavalos de 7 anos competem na Arena Ratina Z, os de 6 saltam na Arena Ramiro Z e os cavalos de 5 anos de idade pulam na Arena Almè Z.
As pistas foram batizadas com nomes de grandes craques do Stud Z; foto: zangersheid.com
Burggirl DC e Tiago Costa são o destaque brasileiro entre os 7 Anos
Pilotada pelo jovem Tiago Diniz Costa e criada por seu pai, Emyr Diniz Costa Junior, também premiado cavaleiro, a fêmea Burggirl DC foi o maior destaque brasileiro na categoria 7 Anos. Com uma falta apenas no último obstáculo do primeiro dia, a filha de Burggraf em égua Pilot Super Doanjo terminou a segunda prova com uma bela pista limpa em 65s73, rápida o suficiente para se classificar na 5ª colocação. O resultado habilita o conjunto à grande final do domingo entre os 194 concorrentes. No sábado, 29, saltam os conjuntos que não se classificaram para a final.
A égua da raça Brasileiro de Hipismo e Tiago venceram a seletiva em solo nacional e tiveram todas as despesas de viagem pagas pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo. Em Lanaken estão enfrentando concorrência do calibre dos olímpicos Christian Ahlmann, Dirk Demeersman, Gregory Wathelet, Ludo Philippaerts e dos cavaleiros top alemães Toni Hassmann e Daniel Deusser.
Tiago e Burggirl na cerimônia de premiação; foto: Emyr Diniz Costa Junior/facebook
Além de Tiago, outros 5 cavaleiros brasileiros estão participando. Flavio Abreu Bernardes, Guilherme Mattar, Luiz Felipe de Azevedo Filho, Thiago Ribas da Costa, todos radicados na Europa e Flavio Martinez Filho, 2º lugar nas seletivas no Brasil com Amareto Cooper.
Duplo zero de Cacá Ribas e Brilexo nos Cavalos Novos 6 Anos
Na categoria 6 Anos três conjuntos canarinhos começaram o campeonato sem faltas: Marlon Modolo Zanotelli e Beluga 22, Caio Sérgio José Carvalho Filho com GC Atlanta Z e Carlos Ribas, o Cacá, com Brilexo, todos radicados na Europa. Na 2ª prova, Cacá e seu sela holandesa repetiram a performance, Marlon teve um derrube e um ponto de excesso e Caio Sérgio perdeu 14 pontos. Marlon ainda saltou outra égua, Carthagena 6, com a qual fez uma falta no primeiro dia e zero no segundo, classificando-se para a final.
Os conjuntos classificados no Brasil foram Filippo Ferrantelli com Lawrence JMen - 9 pontos no primeiro dia e 18 no segundo - e Rafael Maurício de Gouveia Junior com Charada JMen - 9 pontos no primeiro dia e zero no segundo.
Clique de parte da equipe brasileira na Bélgica; foto: Haras do Refúgio/facebook
Também estão representando o Brasil na competição Thiago Ribas da Costa e o gaucho Denis Gouvea em meio a nada menos que 269 inscritos. SL Brazorado, animal BH filho de SL Baluarte, apresentado pelo alemão Felix Hassmann,
completou dois percursos limpos e está habilitado à finalíssima.
Monet HV e Rodrigo Nunes vão para a final nos 5 Anos
Com todos os zero faltas classificando-se em primeiro lugar, no primeiro dia de concurso três brasileiros ficaram entre os vencedores: Felipe Ramos Guinato apresentando AD Cupido, Denis Gouvea com Cardento Z, e os ganhadores da seletiva nacional Rodrigo Chaves Nunes e Monet HV.
Monet não deixou por menos. O animal Brasileiro de Hipismo, produto de Manhattan em Indoctro, de propriedade de João Ferraz Coelho, voltou a fazer pista limpa na segunda prova e está classificado para a grande final. Também vão para a final Felipe e o sela holandesa Cupido com dois percursos limpos. Denis e Cardento cometeram um derrube na segunda prova.
Rodrigo e Monet na cerimônia de premiação da seletiva nacional; foto: Duílio / Tupa Vídeo
Também estão defendendo a bandeira brasileira o curitibano Rafael Berger Prochet com Larcos do Refúgio, classificados em território nacional, Guilherme Mattar e mais uma vez Thiago Ribas da Costa.
Resultados completos - clique aqui