Deu Alemanha no Schweppes Nation Challenge, o desafio das nações, mais esperada disputa do 2º dia do Oi Athina Onassis Horse Show na Sociedade Hípica Brasileira, Rio de Janeiro, na noite da 6ª feira, 5/10. Estiveram em pista duas equipes do Brasil e outras oito da Alemanha, Grã Bretanha, Suíça, Holanda, Suécia, França, Irlanda e Espanha.
O alemão Ludger Beerbaum com Chaman, integrante da dupla de ouro no Nations Challenge ao lado de Marco Kutscher; foto: Alexandre Vidal
O páreo levantou a torcida. Pelas cores do Brasil, a dupla olímpica Rodrigo Pessoa com HH Ashley e Alvaro Miranda, o Doda, com AD Ashleigh Drossel Dan registrou o melhor tempo final (soma do segundo percurso de cada cavaleiro), 84s82, mas com uma falta fechou na 3ª colocação.
Doda Miranda com AD Ashleigh em ação na arena do Oi Athina Onassis Horse Show; foto: Alexandre Vidal
Com uma atuação impecável, a Alemanha representada por seus tops olímpicos Ludger Beerbaum apresentando Chaman e Marco Kutscher montando Cornet´s Cristalo sagrou-se campeã com quatro percursos sem faltas, no tempo final de 84s82. A medalha de prata ficou com o time da Grã-Bretanha formado por Nick Skelton com Unique e Michael Whitaker montando MCB Maya, que não cometeram faltas e somaram o tempo de 98s39.
“Foi a primeira vez que fizemos essa prova aqui e foi muito bacana ter a torcida vibrando com a gente. É muito bom competir dentro de casa e ter esse espírito de equipe. Eu e o Rodrigo montamos muito bem e é importante termos esse contato com a torcida para irmos formando o espírito olímpico para 2016″, disse Doda.
Rodrigo Pessoa e HH Ashley em ação no Schweppes Nations Challenge; foto: Alexandre Vidal
Para o estrelado time alemão essa foi a 3ª vitória no Oi Athina Onasiss Horse Show contabilizando as conquistas de Hans Dieter Dreher, no Prêmio GQ, e Phillip Weishaupt, no Prêmio Ariel. “A disputa das equipes é sempre muito bacana e faz parte dos principais eventos internacionais. Vencer em um evento como o Oi AOHS é, sem dúvida, muito especial”, destacou Ludger Beerbaum, dono de quatro medalhas olímpicas.
Comemoração e festa no pódio com a Alemanha, ouro, Grã Bretanha, prata, e Brazil, bronze; foto: Raphael Macek
“Também pudemos conferir grandes atuações dos brasileiros na prova Best of Brazil. Acho que há excelentes cavaleiros não somente morando no Exterior, mas também em atividade no país”, observou Beerbaum, que também comentou a coincidência do Cristo iluminado com as cores da bandeira alemã durante o evento. “Foi realmente muito bonito a gente ver o Cristo iluminado em homenagem da data da reunificação alemã (4/10). É um prazer estar no Rio de Janeiro”, finalizou.
Nesse sábado, 6/10, último dia do Oi Athina Onassis Horse Show duas provas encerram a competição: a Longines Cup, 1.45m, às 11h e às 15h25 começa a principal prova do concurso, o GP Oi, a 1.60m, com a premiação recorde de 1 milhão de euros.