O suíço Steve Guerdat fez jus a grande forma no dorso de Nino des Buissonnets e foi o grande campeão do GP Oi Athina Onassis Horse Show na noite de sábado, 6/10. Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Londres, já na primeira competição com o seu espetacular Nino, o suíço fez uma prova perfeita, com três percursos sem faltas e com 33s23 no desempate ficou a vitória, no difícil GP desenhado pelo belga Luc Musette. O conjunto suíço foi o último a entrar na pista garantindo um emocionante desempate e o prêmio de 330.000,00 de um total de 1 milhão em jogo, premiação recorde na história do hipismo mundial.
O espetacular pódio olimpico do GP Oi com Steve Guerdat, ouro, Edwina Alexander, prata, e Clarissa Crotta, bronze; foto: Raphael Macek
Em outra atuação irreprensível, a 2ª colocação ficou com a australiana Edwina Alexander com seu Itot de Chateau que terminou sem faltas em 35s16, seguido da suíça Clarissa Crota com West Side V Meerputhove, pista limpa, em 36s76.
"Toda vitória é bonita, mas dessa vez é muito especial porque o meu cavalo vem fazendo uma temporada muito boa. Ele já ganhou várias competições esse ano, a principal delas em Londres. E agora aqui, por isso eu queria dedicar essa vitória a ao Nino", comemorou Steve Guerdat, que também venceu um GP no Oi Athina Onassis Horse Show em 2009.
Steve Guerdat: temporada de ouro em 2012; foto: Alexandre Vidal
A australiana Edwina Alexander não poupou elogios para a organização da sexta edição do Oi Athina Onassis Horse Show. "Parabéns a Athina e ao Doda pelo evento fantástico. A cada ano fica melhor, sempre muito bem organizado. A atmosfera estava maravilhosa, como sempre. Estou muito feliz com meu cavalo. Ele já tem 16 anos, mas está em ótima forma, mesmo com a idade. Não tenho do que reclamar, essa temporada tem sido muito boa", contou Edwina.
Participaram do GP Oi 38 conjuntos, entre eles sete campeões olímpicos. Dos 18 que passaram para a segunda volta, quatro com duplo zero falta foram para o desempate: Steve Guerdat, Edwina Tops-Alexander, Clarissa Crotta e Olivier Guillon. Primeiro a largar, Guillon se retirou da competição poupando o seu cavalo, Lord de Theize, e deixando a decisão do pódio para os três conjuntos restantes, que deram um show na pista.
Balanço
"Esse ano foi o melhor de todos. Somos muito críticos em analisar todos os pontos para serem melhorados. Uma coisa que eu sempre peço para a minha equipe é, embora a gente já faça isso há seis anos, encarar cada evento como se fosse o primeiro. E tentar superar sempre as nossas próprias marcas", disse o cavaleiro Doda Miranda, idealizador do evento.
"Eu gostaria de agradecer aos cavaleiros pelas belas disputas e ao público que nos veio prestigiar. Um obrigado também aos nossos patrocinadores e ao Governo do Estado por todo o apoio. A sensação é de dever cumprido, agora vamos preparar o do ano que vem", disse André Beck, diretor geral do Oi Athina Onassis Horse Show e Presidente da Vibra Branding Esportivo.
O Oi AOHS 2012 contou com patrocínio Oi, Coca-Cola, Petrobrás, Moroccanoil, Longines, Pamcary, Osklen, Fashion Mall, Jack Vartanian, restaurante Gula Gula, APAF, P&G Ariel, Submarino, Pernod Richard Brasil, Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Light e Rede Windsor de Hotéis.