Sem dúvida foram inesquecíveis na carreira de todos os volteadores os momentos passados ao lado do campeão mundial da modalidade, o norte-americano Devon Maitozo, na clínica ministrada na semana de 21 a 27/9, em três polos hípicos de São Paulo.
Devon, Malu Giugni e Eva Tavares em clique para a posteridade; foto: divulgação
A clínica, com participação de cerca de 40 atletas, teve lugar entre 22 e 27/9, no Clube Hípico de Santo Amaro, com uma pausa no dia 24 para atender a Sociedade Hípica Paulista. No dia 21 foi a vez da Hípica Manege Alphaville.
A organização dos eventos esteve a cargo da volteadora e treinadora brasileira Thais Tavares Paes em parceria com a diretoria de Volteio da Federação Paulista de Hipismo. Thais ressaltou a importância da vinda de um atleta campeão mundial e treinador deste porte ao Brasil.
Devon, ladeado por mãe e filha: à esquerda a organizadora dos eventos, atleta e treinadora, Thais Tavares Paes, e à direita a também treinadora Eva Tavares
"O Devon é muito versátil. Tivemos uma grande participação de crianças inciantes no volteio e ele conseguiu uma proximidade muita bacana com elas", conta a treinadora, tetracampeã brasileira de volteio. "Além de transmitir toda a sua experiência como campeão mundial, ele motiva muito os iniciantes. As crianças se espelham nele, olham lá na frente e acreditam que também podem chegar lá. Isso é muito especial!.
Devon com a turma de volteadores do Clube Hípico de Santo Amaro; foto: divulgação
O renomado e multipremiado treinador também ministrou um curso para treinadores no casarão do Clube Hípico de Santo Amaro. Participaram Damon Andrade Silva, Gustavo Luiz da Silva, André Shimura Ganzerli, Yasmin Rahme, Nilberto Moratti, Fernando Tadeu Bos, Sylvie Depalle e Victoriana Khadigia, com tradução de Susy Padilha.
A turma atenta do curso de treinadores; foto: divulgação
Devon Maitozo: o mais premiado dos EUA
Devon é formado em teatro pela UC Santa Cruz na California, onde reside. Ele é treinador chefe e co-fundador da Free Artists Creative Equestrians (FACE), um dos mais fortes clubes de volteio dos EUA.
Devon é o mais premiado atleta e treinador de volteio americano de todos os tempos. Com mais de 20 anos dedicados ao esporte segue em plena atividade. Entre os títulos vale mencionar 12 vitórias em Campeonatos Americanos, mas são suas conquistas internacionais que o destacam ainda mais.
Devon Maitozo competindo nos Jogos Equestres Mundiais 2010 em Kentucky (EUA), integrando a equipe norte-americana que levou o inédito ouro; foto: Dirk Caremans
Nos dez Campeonatos Mundiais que competiu desde 1992, Devon subiu ao pódio em sete ocasiões. Foi bronze em 1996 (Kaposvar, Hungária), 2000 (Manheim, Alemanha) e foi muito bem em 2002 (Jerez, Espanha). Mas o seu sonho maior se tornou realidade com a conquista do primeiro e único ouro individual de um atleta americano nos Jogos Equestres Mundiais, em 1998 (Roma, Italia).
Como treinador, Devon também tem inúmeras conquistas. Em 2000, antes de fundar a FACE, treinou a equipe do Barronsgate Club que representou os EUA no Mundial do mesmo ano. Na mesma década a equipe FACE representou os EUA no Mundial da Espanha em 2002, classificando-se em 5º lugar. Nos Jogos Equestres Mundiais em Aachen 2006, Devon foi um dos treinadores e também integrou o time norte-americano que fez história com a conquista da medalha de prata.
Mestre Devon em ação no Brasil; foto: divulgação
Em 2008, Devon mais uma vez levou a equipe FACE à medalha de bronze no Mundial de Brno, na República Tcheca. Em 2010, ele novamente treinou a equipe FACE que veio garantir o primeiro ouro coletivo dos EUA "em casa", nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky. Com o tema "Romeo e Julieta", FACE presenteou a todos com uma apresentação permeada pela emoção. Para Demon a vitória maior veio em sua pátria e com seu próprio cavalo, Palatine.