O Campeonato Brasileiro Amador 2012, de 25 a 28/10, na Sociedade Hípica Porto Alegrense, no Rio Grande do Sul, já tem seus primeiros campeões. Nesta sexta-feira, 26, aconteceu a final por equipes na categoria Amador A - 1,10m, cuja disputa começou na quinta, 25.
Estrearam em pista na sexta os conjuntos das categorias Amador B - 1m, Amador - 1,20m e Amador Top - 1,30 metro, com um total de 181 concorrentes.
Pernambuco conquista o ouro no Amador A
Das cinco equipes da categoria, três largaram sem penalidades no primeiro dia: a gaúcha, a paulista e a pernambucana. Com os dois percursos do segundo dia, sagrou-se campeão o time de Pernambuco formado por Gustavo Rabelo / Angelina, Carlos Avelar / Chello CHZS, Geraldo de Mello Filho / SL Sommet II e Cap. Gleidson de Carvalho Santos / Zig Z, com apenas 4 pontos perdidos.
Ouro para Pernambuco, prata para o Rio Grande do Sul e bronze para São Paulo; foto: arquivo pessoal Geraldo Bandeira de Mello Filho/facebook
Os anfitriões ficaram com a medalha de prata com 16 pontos perdidos. Michelle da Silva / CRM QH Caretanos, Bianca Bottaro Belleza / MD Furia Bell, Luana Martins / LM Zidane e Carolina Diaz / Dinastia La Canada ZA defenderam a bandeira gaúcha.
O bronze foi para a equipe paulista integrada por Caio Costa / Cardenssee M, Camila Macedo dos Santos / Forest Atalante, Marcelo de Andrade Casado / Brasil Insurance Darkness e Alexandre Barbosa / Forest Stich do Bosque, também com 16 pontos perdidos.
Na disputa individual, dos 53 conjuntos participantes 25 largaram na frente sem faltas. Porém, apenas cinco repetiram a performance na segunda prova e estão na liderança provisória do campeonato, decidido no sábado, 27. Outros três concorrentes vem com apenas uma falta.
Amador B
Trinta e oito são os participantes desta categoria e 19 largaram sem faltas no primeiro percurso, que teve vitória da amazona paulista Silvia Carramaschi e Quidan de Morungaba, os mais rápidos em 67s48. Um conjunto perdeu um ponto por excesso de tempo e nove cometeram um derrube (4 pontos).
Apenas duas equipes disputam o campeonato desta série. Os gaúchos largaram na frente sem nenhum ponto perdido e Santa Catarina segue atrás com 16 pontos por faltas.
Amador
Sessenta e dois inscritos largaram na série e impressionantes 32 conjuntos zeraram suas passagens. Um conjunto perdeu um ponto e 11 fizeram uma falta, demonstrando o alto nível técnico da categoria, vencida por Giancarlo Aquino e Gama Cartier, 61s07, pelas cores de São Paulo.
Três equipes começaram empatadas com zero pontos perdidos: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Amador Top
Com 25 inscritos, a série contou com oito zeros na primeira prova, quatro conjuntos com um ponto perdido, um participante com 2 pontos perdidos e um com 3 pontos perdidos. Mais uma vez um conjunto de São Paulo foi o mais rápido, vencendo a primeira prova: Krizia Ayrosa Galvão e sua Capuava JMen fizeram 70s42.
São duas equipes na disputa pelo título nacional. Os representantes da casa largaram na frente com 2 pontos perdidos, ao passo que os paulistas começaram a disputa com 8 pontos perdidos.
No sábado serão decididos os campeonatos por equipes das três séries - 1.00, 1.20 e 1.30m - e a final individual do Amador A. Domingo acontece a finalíssima do Amador B, Amador e Amador Top. Para ver o placar geral clique aqui.