Foi em 2004 que o mineiro Rodrigo Sarmento inscreveu seu nome pela primeira vez no Troféu Perpétuo Roberto Marinho. Na tarde desde domingo, 18/11, depois de uma pista perfeita e rápida do conjunto olímpico José Roberto Reynoso Fernandez e Maestro St Lois Sanol Dog, 37s58, os “deuses do hipismo” acharam que era hora de repetir o feito de oito anos atrás.
O campeão Rodrigo Sarmento em entrevista ao canal Sportv; foto: Caru Tardelli – hipismoporcaru.blogspot.com
E o dia era dele: no dorso de Adelaide de Laubry, Rodrigo foi o último da segunda volta e conseguiu baixar ainda mais o tempo do concorrente e, sem faltas com uma diferença de apenas seis centésimos de segundo, 37s52, entrou para o hall dos dos quatro cavaleiros bicampeões do prêmio mais importante do hipismo carioca. Pela conquista, Rodrigo levou para casa uma réplica perfeita do Troféu e o mérito de vencer o Grande Prêmio de Aniversário do clube em que aprendeu a montar.
“Para mim esta vitória tem uma importância enorme,” declarou o bicampeão. “Apesar de saltar por Minas Gerias, fui criado no Rio. Eu considero a Hípica do Rio a minha casa e, além do mais, estou muito feliz pela minha égua, uma guerreira”, vibrou o vencedor. “Adelaide está voltando de uma lesão que a manteve fora das pistas por quase um ano e hoje voltou a plena forma”, completou Rodrigo.
O vice-campeão Zé Roberto e o campeão Rodrigo confraternizam ao final da disputa; foto: Carolina Tardelli Fernandez – hipismoporcaru.blogspot.com
O vice-campeão também estava muito feliz. “Embora seja o terceiro ano em que eu fico em segundo, estou feliz porque estou muito bem na pontuação do carro”, disse Zé Roberto que garantiu que o ano que vem volta para tentar a vitória do Troféu Roberto Marinho. Mas nesse final de semana, Zé Roberto já somou 44 pontos (um primeiro lugar e um segundo lugar no GP de Aniversário, que conta dobrado) na corrida por um Nissan March 0 km que será oferecido ao melhor conjunto dos dois concursos: o Nacional que terminou neste domingo e o Internacional, que começa na próxima quinta- feira, também na Sociedade Hípica Brasileira.
O terceiro lugar no pódio foi para um competidor da categoria young rider, o carioca Antonio Pedro Costa, de apenas 20 anos, e sua Renomée JMen, que estrearam em GPs. O conjunto fez um ponto por excesso de tempo na exigente primeira volta e repetiu um percurso limpo na segunda passagem.
A disputa
Desta fez, a armadora internacional Lúcia Faria Alegria Simões não facilitou a vida de ninguém e armou um percurso muito, muito delicado para selecionar os 16 melhores para a segunda passagem. Dos 63 da ordem de entrada, apenas quatro zeraram a 1ª volta: Pedro Junqueira Muylaert e Celebration, Stephanie Macieira e Eviant Vant Heike, José Roberto e Rodrigo. Outros dois com um ponto por excesso de tempo e 10 conjuntos com uma falta avançaram para a 2ª volta. Mas a tarde era do conjunto “mineiro/carioca” Rodrigo Sarmento e Adelaide de Laubry. “Entrei na pista e fiquei prestando atenção ao percurso dele (Zé Roberto) e tentei fazer igual. Dei sorte. É uma honra ganhar dele”, concluiu o vencedor.
Grande Prêmio 74º Aniversário Sociedade Hípica Brasileira – Troféu Roberto Marinho
Campeão Rodrigo Sarmento/Adelaide de Laubry/FHMG – 0-0-37s52
Vice José Roberto Reynoso Fernandez/Maestro St Louis Sanol Dog Protecnica/FPH- 0-0-37s58
3º Antonio Pedro Costa/Renomee Jmen/FEERJ/ 1-0- 50s89
4º Artemus de Ameida/Zarisma/FPH – 4-0-35s56
5º Rodrigo Marinho/Cleofas/FEERJ 4- 0-37s45
6º Felipe Juares de Lima/Forest Phinox 4- 0-38s26
Últimos vencedores Troféu Perpétuo Roberto Marinho