Entre 22 e 25/11, a Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro dá prosseguimento às festividades de seu 74º Aniversário com o Concurso de Salto Internacional e Nacional. Destaque da competição é o Grande Prêmio, em 25/11, última e decisiva etapa na corrida por duas vagas na final da Copa do Mundo 2012/2013 e ainda o 6º de oito GPs, válidos pelo ranking brasileiro Senior 2012. Ao todo, a competição distribui 200 mil reais em prêmios e um carro Nissan 0 km.
O Cristo Redentor abençoa a Sociedade Hípica Brasileira na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio
Entram em pista quase 400 conjuntos na categorias Amador A, Amador e Amador Top e nas séries internacionais. O GP final, distribui 105 mil reais, e define os dois cavaleiros que vão representar a América do Sul na final da Copa do Mundo de Saltos, de 24 a 28 de abril do próximo ano, em Gotemburgo, na Suécia.
Quem lidera este páreo é o cavaleiro Amador gaucho Daniel Chaves Anicet, que não estará presente no Rio. Ele tem 57 pontos na contagem geral. Na 2ª posição, com 40 pontos, vem o chileno Carlos Milthaler, confirmado no Rio, e o paulista Cesar Almeida, que vem afiado no dorso de Vanity do Império Egípcio para tentar uma vaga na Final da Copa do Mundo.
Daniel e seu Calypso, melhor brasileiro no GP World Cup Qualifier no The Best Jump 2012, levantaram a torcida gaúcha e brasileira na pista de grama da tradicional Sociedade Hípica Porto Alegrense; foto: Marcus Varella
O próximo brasileiro que larga no GP do Rio com chances reais é Francisco Musa, atual campeão brasileiro e líder do ranking Senior, que traz 20 pontos na contagem geral. A vitória vale 20 pontos e é sempre bom lembrar que dois cavaleiros sulamericanos garantem a vaga para a Final.
César com Vanity Império Egípcio em clique de arquivo na Sociedade Hípica Brasileira ; foto: Beatriz Cunha
O desafio dos traçados, com obstáculos na altura de 1.60 metro, será desenhado pelo craque Hélio Lemos Pessoa, que vem da Guatemala, onde mora, especialmente para armar o Internacional do Rio.
Será acirrada também a corrida pelo Nissan 0 km que será oferecido ao melhor conjunto (cavalo/cavaleiro). Contam pontos para este prêmio a prova número 4 do Internacional, na sexta-feira, e o GP de domingo, que tem um bônus de 50%. A briga começou na semana passada e, na liderança com 45,5 pontos, desponta o conjunto olímpico José Roberto Reynoso Fernandes e Maestro St. Lois Sanol Dog Protécnica.
José Roberto e Maestro St. Lois em ação na Sociedade Hípica Brasileira; foto: Beatriz Cunha - Oi BHS
Logo atrás deles, com 34,5 estão Rodrigo Sarmento e Adelaide de Laubry, seguidos de Artemus de Almeida e Zarisma (34,5), Felipe Juares de Lima / Forest Phinox I (24,5) e Gabriel Cury / Just Like Heaven (24,5).
O Concurso de Salto Internacional CSI-W do Rio de Janeiro é aberto ao público e a entrada é franca. Além disso, o SporTV transmite ao vivo o Grande Prêmio, no domingo.