O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou na tarde desta quarta-feira, 21/11, os melhores atletas de cada modalidade olímpica em 2012. Os vencedores no hipismo foram a amazona Luiza Almeida, no Adestramento, e os cavaleiros Doda Miranda, no Salto, e Ruy Fonseca, no Concurso Completo de Equitação. A cerimônia de premiação do 14º Prêmio Brasil Olímpico acontece em 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Alvaro Miiranda o Doca, com AD Bogeno em Londres 2012; foto: COB
Os três vencedores integraram a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. Luiza Almeida foi a única representante do país no Adestramento e Ruy Fonsecam o melhor brasileiro na disputa do Concurso Completo de Equitação. Doda Miranda foi o melhor atleta do hipismo nacional nos Jogos Olímpicos de 2012, com a 12ª colocação no individual e a 8ª colocação por equipe.
Ruy Fonseca na prova de Adestramento; foto: COB
Apesar de ter apenas 21 anos, Luiza Almeida receberá o troféu pelo quarto ano consecutivo. Ruy Fonseca foi o vencedor do CCE em 2010 e Doda Miranda volta a receber o prêmio de melhor atleta de Salto depois de nove anos.
Luiza Almeida e Pastor em sua segunda participação olímpica
Em 13 edições do Prêmio Brasil Olímpico, o maior vencedor entre os atletas do Hipismo é o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, do Salto, com sete prêmios. No Concurso Completo de Equitação (CCE), o maior vencedor é Raul Bernardo Nelson de Senna Neto com três vitórias e no Adestramento, Pia Aragão, sueca radicada no Brasil, levantou quatro vezes o troféu.
A escolha dos melhores atletas em cada uma das 43 modalidades foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
Com a fonte: MKT Mix Rio