Muita emoção marcou o GP Governo do Rio do Janeiro, válido como etapa qualificativa para a Copa do Mundo 2012/2013 e do ranking brasileiro senior 2012 na tarde desse domingo, 25/11, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio. “Dedico tudo a ele, ao Maestro”, foi a primeira frase do campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho, referindo-se a sua montaria Maestro St. Lois Sanol Dog Protécnica, com o qual integrou o Time Brasil de Salto em Londres 2012.
Zé Roberto com Maestro foi o único conjunto que conseguiu cumprir as duas voltas, a 1.60 metro, sem faltas no exigente e delicado percurso armado pelo course-designer internacional Helio Pessoa.
José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica rumo a vitória no GP Cidade do Rio de Janeiro; foto: One Shot
“O primeiro percurso estava super bem medido e como eu já tenho um bom conjunto com o meu cavalo, consegui fazer dentro do tempo”, explicou Zé Roberto. Outros três cavaleiros terminaram a 1ª volta sem faltas. “O Maestro me levou para a Olimpíada, me fez ser conhecido internacionalmente e vem me dando muitas vitórias e alegrias. Agradeço também ao Francisco Mari, o Kiko, proprietário do Maestro e ao meu pai Alfinete (in memorian) sempre”, ressaltou o campeão, bastante emocionado, logo após a sua apresentação.
Zé Roberto foi o último dos oito concorrentes (melhores 25%) que voltaram para a segunda volta e precisava de um percurso limpo, uma vez que o jovem top brasiliense Thiago Rhavy de Sá e Silva com Manege Cabral Nairobi Artemis vinha na liderança com apenas um ponto perdido na 1ª volta. “Se eu fizesse uma falta, estava perdido”, disse o vencedor, então entrei bem calmo”. Deu certo!
Na contagem rumo a Final da Copa do Mundo 2012/2013, conforme apuração extra-oficial, o gaúcho Daniel Chaves Anicet está garantido em Gotemburgo, na Suécia, em abril do ano que vem. São duas as vagas pela Liga Sul Americana e cabe a Federação Equestre Internacional (FEI) divulgar a listagem definitiva de classificação.
A disputa também foi válida como 6º e 8 GPs válidos pelo ranking brasileiro senior 2012. A próxima acontece no domingo, 2/12, no Classic Horse Show, na Sociedade Hípica Paulista (SP). Francisco Musa, 6º colocado no GP, manteve a liderança. Artemus de Almeida, 5º colocado no GP, assumiu a vice liderança, seguido por César Almeida. (Aguarde contagem oficial)
O GP do Concurso de Salto Internacional CSI-W do Rio de Janeiro distribuiu R$ 105 mil reais, dos quais José Roberto Reynoso Fernandez embolsou a fatia de R$ 26.250 mil. De quebra, também um carro Nissan March 0km, uma vez que foi o melhor cavaleiro nas duas semanas de Concurso na Sociedade Hípica Brasileira: o 74º Aniversário na semana passada e o Internacional.
GP Cidade do Rio de Janeiro
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St. Lois Sanol Dog Protécnica – BRA – 0/0/54S99
Vice Thiago Ravy de Sá e Silva / LF Quemillion – BRA – 1/0/57s39
3º Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ – 4/0 – 53s97
4º José Marcos de Souza Baptista / Trevano Santa Cecília – BRA – 1/4 – 55s48
5º Artemus de Almeida / Sharapova – BRA – 1/4 – 56s57
6º Francisco José de Mesquita Musa / Singular Pia Lena JMen – BRA – 4/8- 50S92