O domingo, 2/12, foi de decisão na Sociedade Hípica Paulista na grande Final do II Classic Horse Show . Com armação da course-designer internacional Marina Azevedo, no GP Troféu José Roberto Reynoso Fernandez, a 1.55 metro de altura, 10 dos 31 concorrentes, os melhores 25%, voltaram para a 2ª e decisiva volta nesse que foi o 7º de 8 GPs válidos pelo ranking brasileiro senior. Sagrou-se vencedor César Almeida com sua Vanity Império Egípcio que levantou a torcida com único duplo zero falta.
César Almeida com Vanity Império Egípcio: atuação perfeita no GP Troféu José Roberto Reynoso Fernandez (in memorian) na Final do II Classic Horse Show; foto: Duílio / Tupa Vídeo
O páreo
Como de costume, os concorrentes largaram por ordem inversa de classificação (menor número de faltas e melhor tempo da 1ª volta). Em boa forma, Yuri Mansur montando QH Best Choice Obelix registrou uma falta na primeira passsagem e pista limpa na 2ª em 48s45 assumindo a liderança parcial.
Yuri Mansur em ação com QH Best Choice Obelix; campeão da classificação geral com um 1º e 3º lugar; foto: Duíílio - Tupa Vídeo
Marca batida pelo penúltimo concorrente Cesinha com Vanity Império Egípcio que garantiu mais um percurso limpo, em 43s78, um resultado que viria a lhe trazer o esperado título de campeão do GP.Último a largar, José Roberto Reynoso Fernandez Filho com seu Maestro St. Lois Sanol Dog Protécnica, conjunto campeão do GP Governo do Rio de Janeiro em 25/11, garantiu suspense até o final cruzando a linha de chegada um pouco mais lento, 44s02, e com uma falta no último obstáculo conquistou o vice-campeonato.
José Roberto Reynoso Fernandez Filho com seu Maestro St Lois: mais uma importante conquista na temporada 2012
Com o 3º lugar no GP e a vitória a 1.50 metro na 6ª feira, 30/11, Yuri conquistou o título de melhor cavaleiro da série, inscrevendo seu nome no Troféu José Roberto Reynoso Fernandez (in memorian) e, de quebra, levou uma passagem com acompanhante para Barbados.
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação, Artemus de Almeida com Dimensional Landritter do Feroleto, Rodrigo Marinho com Cleofas e Rafael Ribeiro com Ditske W, todos com oito pontos na soma das duas passagens, em 43s55, 45s15 e 45s45.
Ranking senior
Francisco Musa com seu HRC Xindoctro, 8º colocado no GP, manteve a liderança do ranking brasileiro senior agora com 101 pontos e empatados em 2º lugar vem César Almeida e Artemus de Almeida, 96 pontos.
Francisco Musa e HRC Xindoctro segue líder do ranking brasileiro prometendo uma emocionante final no Helveita Riding Center no encerramento oficial da temporada 2012; foto: Duílio - Tupa Vídeo
A grande decisão na corrida pelo ranking brasileiro senior 2012 com 250 mil reais em premiação para os seus melhores colocados acontece no GP Helvetia Riding Center que, em 16/12, no Concurso de Salto Nacional Top Riders, em Indaiatuba (SP).
Troféu José Roberto Reynoso Fernandez
Falecido precocemente em 2002, José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, cavaleiro da Sociedade Hípica Paulista, era conhecido por sua exímia arte de equitar e estilo impecável. Dentre as inúmeras vitórias de Alfinete, vale destacar a conquista da medalha de ouro por equipes nos Jogos Pan-americanos 1967 em Winnipeg no Canadá, o troféu Royal Winter Fair no CHI de Toronto em 1968, a vitória na Prova das Nações em Genebra também em 1968, o título de campeão por equipes em 1978 no Sul-Americano de Saltos em São Paulo, a vitória no Grande Prêmio em Buenos Aires em 1987. Alfinete também foi quatro vezes campeão brasileiro Senior e seis vezes campeão do memorável Torneio Pão de Açúcar, atual Copa São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista.
José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, equitação e estilo perfeitos; foto: acervo particular/cedida
"O Alfinete era o cavaleiro mais fino, um príncipe a cavalo. Ele de todos nós fazia a pista com mais beleza equestre, era um cavaleiro soberbo", destaca Coronel Renyldo Ferreira, ex-cavaleiro olímpico, companheiro de equipe na medalha de ouro no Pan de 1967.
Em 2011, na primeira edição do Classic Horse Show, o jovem talento uruguaio Marcelo Chirico venceu o GP Troféu Roberto Reynoso Fernandez.