O domingo, 16/12, foi de decisão no Helvetia Riding Center, com o GP Agro Z, última etapa do ranking brasileiro senior, encerrando a temporada 2012 com o Concurso de Salto Nacional Top Riders. Em um páreo de muita emoção e o melhor esporte, o carioca Rodrigo Marinho com sua Cleofas conquistou o título do GP e Francisco Musa, 3º, o tricampeonato do ranking brasileiro senior 2009/2011 e 2012.
Rodrigo Marinho e Cleofas; campeões do GP Agro Z que lotou o Helvetia Riding Center, centro modelo no interior paulista, e teve transmissão ao vivo pelo Sportv; foto: Raphael Macek
Com armação de course-designer internacional Guilherme Jorge o GP, a 1.55 metro, válido como última de oito etapas na definição do ranking brasileiro senior, foram 38 os concorrentes que largaram na 1ª volta, dentre os quais os 9, os melhores 25%, voltaram na corrida pelo título e cerca de 120 mil reais em premiação somente no GP.
Guilherme Jorge em entrevista ao Sportv que transmitiu a disputa o vivo; foto: CM
Sexto conjunto a largar no desempate, o líder parcial do ranking brasileiro Francisco Musa apresentando Singluar Pia Lena JMen assumiu a liderança ao fechar 6 pontos, 1 falta e dois pontos por excesso de tempo. Logo a seguir, César Almeida com sua Vanity Império Egípcio deu show de categoria e com duplo zero falta em 51s25 tomou a dianteira do acirrado páreo. Depois foi a vez de José Roberto Reynoso Fernandez Filho com seu Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica, integrante do Time Brasil em Londres 2012, que acabou cometendo dois derrubes em 51s80, um resultado que viria a lhe trazer o 4º posto no GP.
Finalmente o carioca Rodrigo e sua égua sela belga Cleofas, em uma apresentação perfeita do início ao fim, garantiu a sua segunda vitória da carreira em um GP “sem triscar na madeira” em 50s62. Para Rodrigo, 36, a temporada 2012 foi para lá de positiva. Após um ano montando no manege da família Pessoa e outros quatro meses com o holandês Henk Nooren,o cavaleiro retornou ao Brasil em março de 2012. “Esse período na Europa foi muito importante para mim e a Cleofas que amadureceu bastante tanto no escopo e potência de salto e trabalho”, contou Rodrigo.
Rodrigo Marinho com seu instrutor, o cavaleiro André Miranda, atento ao traçado da decisão do GP Agro Z; foto: CM
Durante toda temporada, por diversas vezes, o cavaleiro bateu na trave sagrando-se vice-campeão, entre outros eventos, nos GPs do Agromen, no Internacional do Rio, em Curitiba. A primeira vitória aconteceu em 16/9 no GP World Cup Qualifier no Haras Larissa.
Rodrigo Marinho em entrevista ao vivo com a reporter Mariana do Sportv; foto: CM
Bastante emocionado, Rodrigo dedicou seu resultado ao seu avô, o jornalista Roberto Marinho (in memorian). “Comecei a montar por causa do meu avô que sempre foi meu maior incentivador. Como ele trabalhava muito e não tinha muito tempo de me ver nas provas, costumávamos olhar as fotos e vídeos e ele fazia suas observações”, lembrou Rodrigo. “Meu avô foi super cavaleiro e tenho certeza que, esteja onde ele estiver, está feliz com a nossa conquista”, acrescentou Rodrigo que fechou o ranking brasileiro senior na 4ª colocação.
Rodrigo Marinho recebeu as chaves de um Renault Duster 0 Km das mãos do empresário Ivan Eduardo Zurita, um dos patrocinadores do evento e proprietário da égua Pia Len Jmen, apresentada pelo campeão do ranking Francisco Musa; foto: CM
Comemoração no pódio do GP Agro Z que encerrou a temporada 2012
GP Agro Z – 1.55 metro
Campeão Rodrigo Marinho / Cleofas – FEERJ – 0/0 – 50s62
Vice Cesar Almeida / Kauana Vanity Império Egípcio – FPH – 0/0 – 51s25
3º Francisco Mesquita Musa / Singular Pia Lena JMen – FPH – 0/6 – 68s02
4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica – FPH – 0/8 – 51s80
5º Eric Zorzetto / Demi-Pracht – FPH – 4/4 – 54s32
6ºE Rodrigo Sarmento / Adelaide de Laubry – FHMG – 4/4 – 55,83
6ºE Felipe Amaral / Premier Carthoes BZ – 4/4 – 55s83
Musa comemora o tri do ranking brasileiro senior
Já o mineiro radicado em São Paulo, Francisco Musa, 34, também tinha motivos de sobra para comemorar com a conquista do tricampeonato brasileiro senior 2009/2011/2012. Musa, também campeão brasileiro senior 2012, chegou ao último GP do ranking brasileiro, seguido de perto por César Almeida e Artemus de Almeida e, ao final, a ordem de classificação dos três primeiros colocados permaneceu inalterada.
Francisco Musa, campeão do ranking brasileiro senior e 3º colocado no GP Agro Z, em entrevista ao vivo com o Sportv; foto: CM
“Foi uma final muita disputada. Eu sabia que os meus cavalos estavam bem e eu tinha que fazer a minha parte”, contou Musa. “Dedico a minha vitória a toda equipe: veterinários, tratadores, proprietários e a todos que direta e indiretamente fizeram parte desse conquista”, destacou o tricampeão do ranking senior que está animado para 2013. “Estou com um time de cavalos muito bom e homogêneo, o melhor até hoje e vamos continuar trabalhando em busca de resultados cada vez melhores.”
Francisco Musa comemora com familiares e amigos; foto: CM
O novo ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para a categoria foi composto por um circuito de oito GPs com um incentivo em espécie de R$ 25 mil oferecidos pela entidade, além da premiação mínima de 80 mil reais em cada evento. Ao final, o ranking premia os seis primeiros colocados com R$ 250 mil.
Maiores detalhes - clique aqui.
Luiz Roberto Guigni, presidente da CBH, com o cavaleiro olímpico Doda Miranda que veio da Europa diretamento para o Helvetia Riding Center; foto: CM
Ranking Brasileiro Senior 2012
Campeão Francisco José Mesquita Musa – 116 pontos
Vice César Almeida – 113 pontos
3º Artemus de Almeida – 105 pontos
4º Rodrigo Marinho – 85 pontos
5º Fábio Leivas da Costa – 75 pontos
6º Daniel Chaves Anicet – 64 pontos
Resultado completo Top Riders 2012 – clique aqui.
Ranking brasileiro senior 2012 – clique aqui.